CMEB Honório Nunes de Jesus promove atividades lúdicas em sala de aula
Nesta quarta-feira (13/8), os alunos da educação infantil do colégio Honório Nunes de Jesus receberam seus pais em sala de aula e participaram de várias atividades lúdicas. A intenção foi propor às crianças um jeito diferente de brincar. A ideia é resgatar, conhecer e valorizar as brincadeiras infantis antigas, o que possibilita o desenvolvimento da capacidade cognitiva, do potencial de reflexão e de construção do conhecimento.
Esta ação faz parte do projeto Família na Escola, iniciado no dia 18 de fevereiro e que estás sendo finalizado nesta quarta-feira (13/8). Durante todo o dia os alunos participaram de atividades como contação de história, poemas e poesias, criação de artes com folhas de jornais, campeonato com caixas de fósforos, simulando ônibus parando em seus terminais, bolas de gude, petecas, bolas de sabão e confecções de pipas.
Segundo a diretora da escola, Adriana Alves dos Santos Abud, quando a criança participa de atividades lúdicas, ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve sua socialização. “Nesse sentido, nós trabalhamos dentro dos eixos norteadores da educação infantil, o que foi gratificante, pois podemos acompanhar o envolvimento das famílias”, destacou.
Ela ainda disse que durante o evento as famílias levaram um imã de geladeira com a seguinte frase: “A criança que não brinca não é feliz. O adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração” (Ivan Cruz).
A atividade lúdica
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade, capacidade motora e de raciocínio.
Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira torna-se mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Trata-se de qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. São atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte