Planejamento Familiar é foco de ações da Secretaria de Saúde

A ampliação do acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos é uma das ações imprescindíveis para garantir o exercício dos direitos reprodutivos no nosso município. A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um intenso trabalho para fomentar a prática do planejamento familiar em Aracruz, por meio de palestras preventivas, orientações e encaminhamento para realização de laqueadura ou vasectomia. São realizados uma média de 15 a 20 atendimentos semanais, na Unidade de Saúde do Vila Rica.
De acordo com a assistente social do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Maria Musso Batista, a procura pelos aconselhamentos têm aumentado gradativamente e diminuído a idade dos interessados. Isso, segundo ela, é muito positivo, pois mostra o aumento da preocupação das famílias com o controle da natalidade, sobretudo, nas camadas de baixa renda e entre os jovens.
“As pessoas estão mais preocupadas com a quantidade de filhos e se precavendo nos casos das gestações de risco e prevenção de doenças”, explicou Sandra. Ela disse ainda que outro ponto positivo é o aumento do número de homens interessados em se informar sobre o planejamento familiar, em especial sobre a técnica da vasectomia. “Está em curso a quebra de um forte paradigma, pois muitos homens tinham preconceitos contra essa forma de prevenção”, contou.
Sandra informou que os atendimentos acontecem na Unidade de Saúde do Vila Rica e a equipe é formada por uma psicóloga, uma enfermeira, uma assistente social e um médico. Esse grupo é responsável por prestar aconselhamento e informações sobre os vários métodos contraceptivos.
“Caso identificamos a adequação às exigências e a firmeza na decisão do paciente, realizamos o encaminhamento para fazer a vasectomia ou laqueadura”, explicou. Os interessados nesses dois procedimentos, ou seja, homens e mulheres com mais de 25 anos, recebem também palestras informativas. No mês passado, 18 pessoas, que passaram por uma dessas intervenções, participaram de uma aula explicativa sobre as técnicas cirúrgicas e o pós-operatório.
Tanto a vasectomia como a laqueadura são gratuitas, subsidiadas pelo SUS, realizadas no Hospital São Camilo e o prazo da realização é de até dois meses, após a abertura do processo.
Vantagens do planejamento familiar
Segundo informações do Ministério da Saúde, a falta de planejamento pode gerar problemas sociais, pois pessoas sem condições de criar os filhos muitas vezes recorrem às instituições de adoção, ao aborto, ou simplesmente os abandonam nas ruas. Famílias muito pobres acabam ficando ainda mais pobres quando tem muitos filhos, não tendo o que comer e nem o que vestir.
A taxa de natalidade nas classes menos favorecidas é consideravelmente maior e é causada pela falta de prevenção e informação. A educação também é um dos fatores. Uma mulher com curso superior tem em média dois filhos, enquanto uma analfabeta tem em média cinco. Pesquisas mostram que, quanto menor o tempo de estudo da mulher mais filhos ela tende a ter. Esses fatores são agravantes da desigualdade social.
O governo tem tomado providências quanto ao controle de natalidade, disponibilizando métodos anticoncepcionais gratuitamente nos postos de saúde, mas essas providências não tem sido suficientes e a taxa de natalidade continua alta.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte