Prefeitura e Detran promovem atendimento psicológico às vítimas de acidentes automobilísticos
Os afetados por acidentes de trânsito graves, tanto os familiares como as vítimas, além dos danos físicos sofrem sequelas psicológicas como depressão e angústia. Em função desse quadro, as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Detran, estão promovendo um trabalho de acompanhamento psicológico para pacientes e familiares de Aracruz. O atendimento é feito por um psicólogo do Núcleo de Atendimento e Ressocialização Psicossocial às vítimas de trânsito do Detran (Narptran) e acontece todas as quartas-feiras no CREAS, de 11h às 16h.
Atualmente seis pessoas/famílias estão participando do tratamento, que é feito por um psicólogo especializado em tratar vítimas de stress pós-traumático. O atendimento é gratuito e para participar basta se cadastrar em uma Unidade de Saúde do bairro.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete, esse apoio é muito importante para ajudar tanto os familiares como os que sofreram os acidentes a superar os traumas. Segundo ela, há toda uma complexidade para reconduzir às vítimas a uma vida normal, pois os acidentes de trânsito podem produzir sérios efeitos psicológicos. “É necessário ajudá-los a superar as barreiras e mostrar que a vida continua e para isso a ajuda psicológica é fundamental”, disse a secretária.
Ela explicou que esse trabalho tem trazido bons resultados nos locais onde ele foi implantado e Nalva acredita que não será diferente em Aracruz. “Acredito que com esse trabalho vamos conseguir tirar as pessoas da clausura emocional, ajudando-as a ter uma vida normal na medida do possível”, falou.
Stress e impotência
Especialistas explicam que a ferida cerebral ou trauma psicológico ocorre quando passamos por/ou presenciamos situações de estress envolvendo morte ou ameaça de morte ou ameaça de nossa integridade física e moral.
Nos acidentes de trânsito todas estas possibilidades existem e podem levar às vítimas de um estado de bem-estar e controle para respostas de medo intenso, horror e impotência.
Diferente das feridas externas, não é possível vê-las, mas pode-se perceber seus sintomas que, comumente, constituem o quadro de Transtorno de Estress Pós-Traumático (TEPT), podendo evoluir para depressão, pânico, fobias, ansiedade generalizada e luto patológico.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz