Câmara técnica é criada para revisar e regulamentar Lei do Silêncio
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA), por sugestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), aprovou a criação da Câmara Técnica Especializada Provisória de Poluição Sonora para revisar e regulamentar a Lei Municipal n.º 3.543, de 26/12/2011, mais conhecida como a Lei do Silêncio.
A câmara técnica conta com a participação de representantes da Prefeitura de Aracruz, sociedade civil organizada, polícias civil e militar, representantes de empresas e comércios, além de conselheiros do COMMA.
O prazo para conclusão dos trabalhos e de existência da câmara técnica é de três meses a contar da publicação da resolução, podendo, caso necessário, o referido prazo ser prorrogado por igual período.
A Lei do Silêncio, aprovada em 2011, será ajustada para melhorar enquadramento de infrações e também para atender situações específicas de poluição sonora. Aproximadamente 40% das denúncias protocoladas na Semam são relacionadas a transtornos causados pelo indevido uso de equipamentos de som e instrumentos musicais.
A regulamentação da lei prevê suspensão de atividades, apreensão de materiais e multa a infratores dentre outras sanções cabíveis. Com ela também será possível implantar os programas do Disque-Silêncio e do Alvará de Utilização Sonora.
Por meio do Disque-Silêncio, os moradores poderão denunciar abusos sonoros 24 horas por dia. Para isso, a gerência de fiscalização ambiental terá uma nova estrutura para atender as demandas em parceria com os órgãos de fiscalização e as policias militar e civil.
Atualmente, a Semam realiza vistorias, juntamente com a fiscalização de posturas e polícia militar, em estabelecimentos que utilizam som mecânico e/ou música ao vivo para minimizar os problemas gerados pelos altos decibéis.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Karina Cometti
Tel.(27) 3296-4067
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo