Prefeitura faz recadastramento imobiliário em Aracruz
A prefeitura de Aracruz está procedendo ao Recadastramento Imobiliário Municipal. A iniciativa já cadastrou cerca de 30 mil inscrições imobiliárias, desde o início em março, e pretende atingir mais de 40 mil até a finalização dos trabalhos no dia 31 de agosto.
O cadastro imobiliário consiste no levantamento das características de todos os imóveis (edificações e terrenos) e suas dimensões, visando sua avaliação pelo município. Todo cidadão que possui imóvel isento ou não do pagamento do IPTU deve cadastrá-lo.
Fazer o cadastro é muito simples. Uma equipe técnica da prefeitura, devidamente identificada, está indo de casa em casa colhendo informações internas e externas relativas ao seu imóvel, bem como da via ou do logradouro público, entre outras.
O principal objetivo é potencializar a arrecadação de IPTU, fazendo com que a participação das receitas próprias municipais sobre a receita total aumente. No final das contas quem vai ganhar com isso é a população, pois com o aumento da arrecadação, a prefeitura poderá aumentar seus investimentos em saúde, educação, segurança, transporte público e coleta de lixo.
De acordo com o secretário de Finanças, José Maria Abreu Júnior, a falta de informações atrapalha a justa distribuição dos serviços públicos. “A população fica prejudicada sem as informações das unidades imobiliárias, pois não há como distribuir os serviços de forma igualitária se não soubermos quantos imóveis existem em cada bairro e rua” afirma o secretário.
Sistema de informações
O recadastramento será o suporte básico para implementar um sistema de informações que inclua as características dos terrenos, das edificações, da área ocupada, o tipo e o padrão da construção e outras que estejam relacionadas à base físico e territorial, substrato para o lançamento de valores tributários.
Esse levantamento de dados vai possibilitar também:
- aumentar a arrecadação tributária municipal, utilizando de forma mais eficiente a capacidade tributária própria da prefeitura;
- melhorar o controle sobre as finanças locais tornando o município menos dependente das transferências intergovernamentais;
- corrigir distorções entre os que pagam os tributos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Congresso Brincar: Aracruz participa do maior Congresso educacional brasileiro destinado aos profissionais das infâncias
- Projeto Ajustando Saberes: formação destaca consciência fonológica e metodologias ativas na Rede Municipal de Ensino
- Produtores rurais participam de curso de Aquaponia realizado pela Agricultura e Incaper
- Praia Formosa será palco da etapa “Terra e Mar” do Uprise Brasil 2025
- Cerimônia marca Pactuação de Metas de Ensino e Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 5ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obras de infraestrutura nas ruas da Barra do Sahy foram entregues nesta quinta-feira (29)
- Prefeitura anuncia show nacional de Eli Soares no Dia do Evangélico
- Projeto Agente Canino nas Escolas continua levando educação e conhecimento a estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- Projeto “Comunidade de Leitores” leva vivência cultural sobre povos originários a estudantes do Cmei Sete Anões