29º Passeio Ecológico no Aricanga vai acontecer no dia 08 de junho

Vamos explorar novamente as trilhas cercadas por árvores, respirar o ar limpo e ouvir os sons tranquilos da natureza? Com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o grupo Oriundi vai realizar o 29º Passeio Ecológico no dia 08 de junho, às 07h.
O objetivo é incentivar as famílias aracruzenses a praticarem caminhada em meio à natureza, ao mesmo tempo, em que cultivam o cuidado com essa floresta repleta de árvores centenárias da Mata Atlântica do município.
O passeio será realizado no Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens, popularmente conhecido como “Morro do Aricanga”, uma reserva ambiental com trilhas ecológicas, e vai reunir moradores, estudantes e interessados em visitar novamente nosso ecossistema. A programação inclui trilha guiada por profissionais da área ambiental, observação da fauna e flora. Ao final do passeio, haverá sorteios de camisetas e bicicletas para os participantes. Também terá o sorteio de cinco participantes para plantar árvores, em lugar indicado pelos colaboradores do Meio Ambiente.
A gerente operacional do Oriundi e organizadora do passeio, Maria da Penha Selvatici Santos, falou sobre acolhimento e segurança. “No percurso, cuidamos para que os participantes tenham tranquilidade e consigam observar a natureza. Ofereceremos ponto de água, banheiros e a equipe organizadora acompanhará, caminhando, para apoiar em situações diversas”, comentou.
A Semam é parceira da ação e reforça que atividades como essa fazem parte da agenda estratégica de sensibilização ecológica no município. “Acreditamos que envolver os jovens e a comunidade é o caminho para um futuro mais sustentável. Por isso, apoiamos com entusiasmo o trabalho que a organização sempre faz, que se conecta aos nossos compromissos e com o meio ambiente”, ressaltou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Os organizadores recomendam que os participantes levem água e consumam alimentos saudáveis, use calçado fechado (tênis), roupa confortável, boné, protetor solar, repelente e não se afastar da trilha principal. Seguindo a orientação dos guardas ambientais, não jogue lixo, não fume no morro, visando preservar o meio ambiente e não provocar incêndios. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsável.
Durante todo o trajeto, a Polícia Militar garantirá a segurança, juntamente com os Guardas Ambientais. Uma ambulância com enfermeiro estará disponível para atender todos os caminhantes, e os banheiros ao longo do percurso estarão em funcionamento.
O Morro do Aricanga
Carinhosamente conhecido como "Morro do Aricanga", o parque ganhou o nome oficial de "Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens". Está localizado a 6,7 km da sede do município, às margens da rodovia ES-257 que liga Aracruz a Ibiraçu. Aricanga possui uma área total de 534 alqueires e tem 582 metros de altitude no seu ponto mais alto. No alto do cume, é possível avistar a extensão da sede de Aracruz, litoral e os municípios vizinhos.
Serviço:
Ponto de encontro: em frente ao restaurante Broetto
Data: 08 de junho (domingo)
Horário: 07h
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado
- Aracruz se sobressai com nove equipes campeãs nas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)
- Prefeitura realiza Audiência Pública sobre Estudo de Impacto da Vizinhança para Armazém Logístico em Guaraná
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito