Secretaria de Saúde inicia recadastramento dos usuários do Cartão Cidadão
A partir desta segunda-feira (19/5), todos os postos de saúde de Aracruz estarão realizando o cadastro e o recadastramento dos usuários do Cartão Cidadão, aquele de uso próprio do munícipe. Esta ação está sendo desenvolvida com a finalidade de atualizar o banco de dados, ou seja, fazer um “filtro”, retirando do sistema, quem não é morador do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente o município de Aracruz conta com 230 mil usuários e com um população bem menor, aproximadamente 90 mil habitantes, sendo que destes, 70% fazem uso do cartão. Sendo assim, um número próximo de 140 mil pessoas fazem o uso indevido do Cartão Cidadão.
Após a realização deste recadastramento, as pessoas que não são moradores do município serão bloqueadas, e desta forma, não mais poderão usufruir das utilidades oferecidas. Imediatamente após o atendimento, e o cidadão tendo sido alertado sobre o bloqueio de seu cadastro, o coordenador providenciará um impresso com esta informação e irá fixá-lo em local de fácil visualização.
A farmácia básica ficará impedida de realizar novos cadastros e orientará aqueles que não o possuem, a procurar a Unidade Básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Caso o usuário esteja bloqueado, a orientação deverá ser a mesma. Os documentos originais bem como suas copias deverão ser apresentadas sempre que solicitadas pela recepção.
Será obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
Novos cadastros ou atualização para maiores de 18 anos:
Identidade; cpf; titulo eleitoral; declaração assinada pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) confirmando a municipalização do solicitante; telefone para contato e comprovante de residência em nome do solicitante.
Obs: Se não possuir, apresentar o comprovante original acompanhado da certidão de casamento, contrato de locação do imóvel ou declaração de residência com firma reconhecida assinada pelo locador.
Para menores de 18 anos
Certidão de nascimento do menor; identidade do responsável; comprovante de residência em nome do responsável;
Obs: Se não possuir, apresentar o comprovante original acompanhado da certidão de casamento, contrato de locação do imóvel ou declaração de residência com firma reconhecida assinada pelo locador; termo de guarda, tutela ou doação para os casos que exigirem.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz
- Reunião entre representantes do Busca Ativa Escolar, Cras, Creas e Conselho Tutelar estreita laços no atendimento a estudantes infrequentes ou fora da escola
- Divulgado editais dos cursos de extensão de Pilotagem de Drones (Ufes/Unac) e de Gestão Contábil e Financeira de Organizacional do Terceiro Setor (Ufes)