Encontro de formação do Pnaic reúne mais de 120 professores

No último sábado (29/3), o auditório da Escola Placidino Passos recebeu de mais de 120 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino durante o 1º Encontro de Formação do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em 2014. A formação buscou dar ênfase na alfabetização matemática. As palestras foram apresentadas pelas professoras Marineusa Soares Pimentel Ribeiro e Penha Casoti Flores, com abordagem nos saberes matemáticos, a importância do lúdico e do jogo na construção dos conceitos .
Para a professora do EMEF Abílio Correia de Amorim, Robiene Neimeck Pinto o encontro promoveu o início de uma formação de caráter reflexivo sobre o ensino da matemática, que considera o professor sujeito da ação. “Ao valorizarmos as experiências pessoais, seus saberes, possibilitamos a atribuição de novos significados aos conhecimentos”, pontuou.
A professora Marineusa Soares Pimentel Ribeiro disse que“refletir sobre o ensino da matemática é uma grande oportunidade para desmistificar crenças que reduzem esta disciplina à memorização de conceitos, algoritmos e fórmulas, o que contrasta com o propósito de contribuir para a formação humana”. Ainda segundo a educadora, as crianças aprendem e compreendem melhor, quando os conteúdos são associados a contextos do seu interesse, o que favorece aplicar o conhecimento matemático na realidade.
De acordo com outras professoras que participaram, essa formação do Pnaic foi muito relevante pois possibilitou um reflexo sobre a prática em sala de aula, o que define e cria uma proposta pedagógica pautada na realidade dos educandos, para uma aprendizagem significativa da alfabetização matemática.
Em um segundo momento, as discussões continuaram nos grupos com as professoras Orientadoras: Danielle Fagundes Felipe Cuzzuol e Vilma Pacheco dos Santos, formadoras do 1º ano; Karina Faustini Campana e Eliana Bianchi Loureiro Gomes formadoras do 2º ano; e Paola Cometti Schmite, Simone Mantovaneli e Daniela de Jesus Reis, formadoras do 3º ano.
Para coordenadora municipal do Pnaic, Raldinéia Marim Sarmenghi, e a subsecretária de educação, Acácia Gleci do Amaral, essa política do Mec faz com que os estados e municípios assumam uma formação continuada a todos professores alfabetizadores, em um prazo de dois anos, e desta forma, possibilita a eles, um maior conhecimento e aprofundamento dos conteúdos e aplicação na prática da sala de aula.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)