Prefeitura de Aracruz recebe representantes da Granel Química Ltda
Na manhã desta terça-feira (11/3), o prefeito Marcelo Coelho, em companhia de seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eugênio Cunha, recebeu em seu gabinete o Gerente Geral Ary Serpa JR e o Gerente Comercial Roberto V. Maia, ambos representantes da “Odfjell Terminals”, reconhecida no Brasil como Granel Química Ltda, empresa que irá implantar um terminal para armazenamento e escoamento de cargas líquidas no município.
Durante a reunião, os gerentes apresentaram por meio de slides, os modelos dos terminais já implantados em toda América latina, cujas estruturas serão semelhantes as das implantadas em Aracruz. O encontro também serviu para o prefeito conhecer a empresa, seus representantes, além do status em que se encontra o projeto que já havia sido encaminhado para reconhecimento da administração municipal em 2006. Já em 2008 a Granel Química adquiriu uma área de 75 mil m² para a construção do terminal, localizada entre a ES-257 e a ES-010, próximo à fábrica da Fibria.
De acordo com a própria Granel Química, o pacote está pronto para ser licitado, e se tudo ocorrer dentro do cronograma previsto, as obras se iniciarão no fim deste ano. O investimento previsto é de 50 milhões de reais, com um tempo de obra estimado em 18 meses. O Terminal de Aracruz terá uma capacidade para armazenar 25 mil m³ de carga líquida como combustíveis, etanol, soda cáustica e produtos químicos em geral, que serão abastecidos por navios e escoados por caminhões.

O Gerente Geral Ary Serpa JR explicou porque Aracruz foi a escolhida para receber o empreendimento. “A Odfjell percorreu todo o litoral capixaba com o intuito de estudar e analisar um local mais adequado. Optamos por Aracruz em função de sua localização geográfica privilegiada, de seu bom acesso rodoviário, além dela possuir ferrovias e um porto”, comenta.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eugênio Cunha, garantiu que todos os processos que competem à municipalidade serão oferecidos com toda agilidade possível, pois trata-se de um novo segmento para dentro dos arranjos produtivos de Aracruz que consequentemente atrairão outros investimentos.
“Nosso município poderá se tornar um ponto estratégico importante para armazenagem e distribuição de combustíveis e produtos químicos, não só para o Espírito Santo, mas para o sul da Bahia e o leste de Minas, o que melhorará toda nossa cadeia tributária de arrecadação”, explica Eugênio.
Odfjell Terminals
A Odjfell Terminal é uma empresa norueguesa que iniciou suas operações no Brasil (Granel Química) em 1972. Atualmente ela opera 13 terminais portuários na América do Sul, sendo oito para líquidos a granel e carga seca no Brasil; em Santos, Rio Grande, Triunfo, São Luís, Teresina e Ladário, movimentando mais de 2 milhões de toneladas por ano.
Ela é líder no mercado global de transporte marítimo de químicos e outros produtos líquidos, sendo o primeiro terminal de uso público na América do Sul a obter os certificados ISO e OHSAS como prova do comprometimento com os clientes, meio ambiente e colaboradores.
Um segundo terminal está sendo construído em Santos com capacidade inicial de 60.000 m³ e previsão de entrada em operação em 2015.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap