Espetáculo com o Boi Encantado e o Rodopiante marcam o encerramento da Semana do Folclore em Jacupemba
O encerramento da Semana do Folclore aconteceu no sábado (23/08) no Educandário “Lar São José” em Jacupemba com atividades desenvolvidas na praça da comunidade com alunos e professores da instituição, familiares e população local. A Semana do Folclore foi comemorada pela Prefeitura de Aracruz, através das Secretarias de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) e Educação (Semed), com muitas apresentações teatrais nas escolas do município.
De acordo com a Coordenadora de Animação Multicultural da Semuc, Márcia Cabral, o objetivo da semana do Folclore foi incentivar a valorização das raízes culturais e a apropriação do folclore como um dos elementos vitais da educação. “As gerações atuais conhecem as lendas de forma superficial. Com as apresentações da Semana ampliamos o nível de informação desta geração, igualando o conhecimento ao de seus pais e avós, que cresceram ouvindo estes mitos”, disse.
O “Boi Encantado” e o “Rodopiante”, levados pela Semuc para o evento contagiaram todos os participantes por ser um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro. O espetáculo tem como ponto central à figura do “Boi Encantado”, além de personagens típicos deste folguedo, como o “Rodopiante”. No elenco como manipuladores dos bonecos: “Boi Encantado”, Abdiel Harduin e “Rodopiante”, Maurício Siqueira. Sua narrativa é expressa em literatura de cordel, regada a músicas, toadas e loas, com o cuidado de manter a irreverência, a interatividade, a poesia e o lirismo dessa linguagem teatral tão presente na formação cultural do povo espírito-santense.
Para o historiador, Marcelo L. Ucelli da Semuc, o trabalho mistura a poesia de cordel com o fascínio de personagens de literatura infantil. Esses ingredientes compõem uma fabulosa trama, onde a platéia é convidada e instigada a participar, tornando-se parte integrante do espetáculo. “Foi uma tarde prazerosa e de muitos significados, pois o momento propiciou um resgate da memória e revalorização da cultura regional. Diante da sociedade Pós-Moderna da qual estamos inseridos, é necessário à busca, dos valores identitários, pois os mesmos sofrem um processo de relativização. Com estas iniciativas a Semuc busca socializar e popularizar as manifestações populares, pois vemos nelas oportunidades de resgate de valores e a busca da identidade de um povo, contribuindo com a formação cultural de crianças, jovens e adultos”, afirmou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino
- Município lança o projeto Corredor de Biodiversidade nesta quarta-feira (25)
- Dia D da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (28) nas Unidades de Saúde
- Prefeitura anuncia maior Pacote de Investimentos que vai beneficiar a sede, orla e interior do município
- Prefeitura lança cartilha com regras e cuidados para agentes públicos em 2026
- Aracruz conquista pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada
- Contorno da Barra do Sahy: Semam divulga resultado da EIA e RIMA
- Aracruz passa a oferecer serviços urbanísticos 100% on-line a partir do dia 26
- ZPE Aracruz: Semam divulga resultado da EIA e RIMA
- 13ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025