Programa de Vigilância e Controle de Roedores faz alerta para evitar infestação

Os agentes do Programa de Vigilância e Controle de Roedores (CCZ) da prefeitura de Aracruz vêm desenvolvendo um importante trabalho no que tange o combate à proliferação de ratos no município. Toda semana são realizadas diversas atividades com o intuito de monitorar a ocorrência de agravos na saúde pública, como a Leptospirose, doença transmitida pela urina do rato.
Algumas das atividades preventivas compreendem estudos de índice de infestação, atendimento de notificações e orientações nas residências, por exemplo. Também é realizado o controle químico das populações de roedores nas vias públicas do município, e em “áreas-alvo”, aquelas consideradas prioritárias e sujeitas à transmissão de doenças, como áreas com riscos de alagamentos, Unidades de Saúde, escolas, e hospitais.
Há duas semanas as ruas do centro da cidade receberam um tratamento químico, após um levantamento de infestação ter sido realizado no ano passado, na ocasião, nada de alarmante foi encontrado. Já no bairro Vila Nova, em 3% dos imóveis foram constatados algum vestígio que indicava a presença de ratos, como urina, fezes e até mesmo tocas, número este também não preocupante.
Porém, os agentes alertam os moradores a não deixarem restos de alimentos no chão, assim como comidas desprotegidas ou mal armazenadas. Também não é aconselhável acumular entulhos e deixar disponível ração de animais, principalmente durante a noite. Deve-se oferecer o alimento em horários específicos e armazenar o mesmo em potes plásticos, vidro ou metal bem fechados. Não armazenar apenas dentro de sacos. Também é aconselhável colocar telas em quaisquer aberturas por onde os roedores podem transitar, como caixas de esgoto, ralos, tubulações de drenagem.
A aplicação de raticidas no controle químico é realizada somente em vias públicas. Nas ruas do centro por exemplo, ela acontece aos domingos quando não há grande fluxo de pessoas e carros. Já no interior das residências, este controle deve ser feito por empresas especializadas e solicitadas pelo morador.
Em caso de ocorrência de roedores, os munícipes podem entrar em contato com o CCZ para vistoria no local e orientações sobre manejo do ambiente. Com relação às denúncias, estas devem ser encaminhadas diretamente para a Ouvidoria Municipal. Em caso de dúvidas ou reclamações, o morador pode ligar diretamente no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone: 3270-7480 das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora