Grande festa, homenagens e premiações marcam o encerramento do Festival Literário de Aracruz
A quadra esportiva da escola Placidino Passos, que foi toda estruturada e ornamentada para o “Festival Literário de Aracruz”, recebeu nesta quinta-feira (21/11), durante todo o dia, sua última programação de apresentações. Ele ficou marcado pelas muitas exibições artísticas, homenagens e premiações ocorridas.
Foram apresentações de violão, teatro, danças, musicais e poesias, tudo isso para oportunizar e estimular a sociedade aracruzense em adotar o hábito da leitura. Com esse intuito, a Secretaria de Educação, por meio do projeto institucional “Comunidade de Leitores”, resolveu prestar uma homenagem ao centenário de Vinicius de Morais, elaborando este grande evento.
Além de toda exibição apresentada ao grande público, que compareceu nos três dias de festival, as alunas e professores destaques do concurso “Tempos de Escola” foram premiadas pelo Grupo Votorantin, parceiro da Secretaria de Educação na realização do concurso.
O município de Aracruz, cujas escolas da rede municipal bateram as metas de inscrições, com 433 redações produzidas e 367 válidas, teve como destaques municipais, as alunas Rosa Maria, escola Prof. Aparício Alvarenga, e Neide Antunes, CEMJA Prof Maria José Ghidetti Rocha. Elas foram premiadas com uma bicicleta e uma máquina fotográfica.
Nos destaques nacional foram premiadas as alunas Érica Antunes Costa, escola EMEF Coqueiral, pela redação “A Tartaruga Esperta”, e a aluna Karen Gomes Costa, EMEF Ezequiel Fraga Rocha, pela redação – “Biografia de Carolina Gama”. Como prêmio pelas conquistas, elas receberam uma bicicleta.
Autores da Terra
Os grandes homenageados do dia foram os escritores da própria cidade de Aracruz. Eles receberam das mãos do Secretário e subsecretária de educação, Saulo Meirelles e Acácia Gleci do Amaral, além do prefeito Marcelo Coelho, medalhas comemorativas por suas obras, entre elas, “Memórias de um Cachorro Vira Lata”, de Elias Gonçalves Dias, Guarinin e o Livro de Tupã, de Tiago dos Santos Matheus, “O céu da pseudofelicidade, o inferno da Tristeza profunda - Transtorno Bipolar”, de Suzana Bitti, dentre vários outros.
O prefeito Marcelo Coelho, durante seu discurso, agradeceu o grande compromisso de toda equipe da Secretaria de Educação em realizar o Festival Literário e parabenizou todos os escritores presentes. Ele ainda fez questão de lembrar do empenho que seu governo está fazendo para futuramente implementar no município, a Academia de Letras e Artes de Aracruz (ALA).
Após as homenagens e premiações, o festival ainda apresentou coreografias, ginástica rítmica e um coral guarani.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS DO FESTIVAL
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy