Etapa regional da Conferência Nacional de Educação tem início em Aracruz

A etapa regional da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE) teve início nesta terça-feira (24/9) no Sesc da Praia Formosa, Santa Cruz com programações ainda para quarta-feira (25/9) e quinta-feira (26/9) com apresentações culturais comandadas pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), além de plenárias e mesas redondas.
Aproximadamente 700 pessoas estão participando desta ação, entre elas, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade como gestores e profissionais da educação, pais e estudantes.
O CONAE vem com o objetivo de discutir a qualidade do ensino brasileiro, debater temas e apresentar propostas para melhorar a educação nas suas inúmeras vertentes. Sua organização é dividida em três etapas: A municipal / intermunicipal, que ocorreu no dia (2/7) no auditório do Sesc, centro do município, a estadual e a nacional, prevista para acontecer em fevereiro de 2014, na cidade de Brasília.
A etapa municipal
Na etapa municipal foi debatido o “Documento Referência”, encaminhado para o MEC para levar proposições e deliberações sobre os sete importantes eixos da educação nacional como a inclusão e direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a participação popular, dentre outros.
O documento foi analisado com algumas alterações propostas e intervenções. As outras propostas feitas pelas outras 44 conferências que ocorreram no estado foram reunidas em um novo documento que será analisado na Etapa Estadual, quando também serão decididos os delegados que representarão o estado na etapa nacional, além da realização de novas propostas a serem apresentadas em todo o Brasil.
A subsecretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, falou sobre a importância da realização desta conferência no município: “É um espaço democrático e aberto pelo poder público, articulado com diversos segmentos da sociedade civil organizada onde foram discutidas questões referentes à elaboração do Plano Municipal de Educação e as propostas específicas para cada um dos eixos que compõem esse plano”.
Para o secretário de Educação, Saulo Meirelles, a participação da sociedade civil e do poder público neste processo é fundamental. “Essa interação resultará na construção de propostas de forma democrática, que foi um dos objetivos da Conferência Municipal de Educação onde todos puderam participar no desenvolvimento da educação no nosso município”, destacou.
Outras informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo