EDUCAÇÃO – Secretaria de Educação participa de palestra sobre o ambiente escolar

Aproximadamente 45 educadores entre diretores e pedagogos da Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz irão participar, nesta terça-feira (11/06) às 19h, no salão Espaço Portomare, Jardim Camburi – Vitória, de uma palestra voltada para as condições de aprendizagem. O assunto a ser abordado terá como base a obra “O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola”, da editora Moderna feito em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC com apoio da Fundação Santillana e será ministrada pela professora Maria Maura Gomes Barbosa.
A obra que é uma reedição do “Livro do Diretor: Espaços e Pessoas - Ideias práticas para aprimorar a escola" – CEDAC/MEC 2002, trata de questões para melhorar o ambiente escolar e as condições de aprendizagem, ou seja, contribui para a gestão escolar, apresentando de forma prática, diversas sugestões para a realização de inovações de baixo custo, com o envolvimento de funcionários, professores, alunos e pais, funcionando desta forma como uma guia prático para questões do cotidiano escolar.
A diretora da escola CMEB Honório Nunes de Jesus, Adriana Alves do Santos, que irá participar da palestra, comentou sobre a importância do município de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, em ter sido convidado para o evento. “Esta é uma ação que garante qualidade no atendimento das crianças fazendo com que nós possamos transformar o espaço da escola e sua organização em um ambiente de aprendizagem”, explica.
A questão de transformar o espaço da escola também foi lembrada pela diretora Marta Aiolfi dos Santos, da EMEF José Marcos Rampineli, que falou do surgimento desta necessidade. “Este é um assunto que foi tratado já no nosso primeiro encontro de formação de diretores, no início do ano, desta forma, com esta palestra, nós teremos outra visão, uma visão do aluno.”
Marta ainda disse que o importante é adequar as dependências da escola para atender as necessidades das crianças. “Como exemplo, tivemos na nossa escola um rearranjo da biblioteca, ela passou por uma grande modificação, dando aos alunos acesso aos livros que ficaram mais facilmente dispostos. Também melhoramos a questão dos espelhos dos banheiros, recolocando-os nas alturas adequadas, além de outras melhorias como os materiais de higiene, comenta”.
E como o assunto principal da palestra é justamente a correta utilização das dependências escolares, os próprios capítulos do livro “O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola”, são divididos por ambientes escolares como os corredores, pátios, quadras, salas de aula, banheiros, refeitórios e bibliotecas, por exemplo. Para cada espaço será proposta solução, recomendação, cronograma e dica para aplicação dos projetos.
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo