Secretaria de Educação assina termo de adesão para a redução do analfabetismo
O secretário de educação, Saulo Meirelles, assinou na tarde desta segunda-feira (04/03), um termo de adesão e cooperação técnica para implementação do projeto “Ações para redução do analfabetismo”. Trata-se de uma ação que tem o objetivo de promover a abertura de funcionamento de turmas para assegurar o atendimento de jovens e adultos não alfabetizados.
Este programa tem como meta reduzir a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos de idade, prioritariamente. As turmas de até 25 alunos terão duração de oito meses sendo que todos os alunos receberão do município um certificado de participação e conclusão do curso.
O desenvolvimento deste projeto será financiado com recursos federais e estaduais, sem que haja repasse de recursos financeiros a parceiros. Com relação a Aracruz, compete ao município oferecer espaço físico para a realização das aulas, identificar as demandas de jovens e adultos não alfabetizados e efetivar o cadastramento no “Brasil Alfabetizado”.
O secretário Saulo explicou que Aracruz não terá dificuldades de providenciar essa estrutura, e do mesmo modo, identificar esses alunos. “Trata-se de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, e que todos estão bem empenhados e esforçados para tratar mais de perto estas ações educacionais, fazendo com que haja um grande avanço na gestão de informação e pedagógica. O estado por exemplo já mapeou e tem os indicadores dos alunos que têm o perfil deste programa. A cidade de Aracruz também conta muitas escolas, isto irá facilitar o acesso ao espaço para as aulas, principalmente na parte da noite. Serão mais de 70 professores que estarão à disposição”, explica.
O Brasil Alfabetizado (PBA) é um programa realizado pelo MEC há 10 anos e vem dando oportunidade à cidadania e o ao desejo de estudar para que o cidadão possa desenvolver-se na sociedade.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessor de imprensa
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz