Prefeitura de Aracruz realiza primeiro pregão eletrônico do sistema Banco do Brasil

Foi realizada na última segunda-feira (9), na sala de pregão da Secretaria de Suprimentos da Prefeitura de Aracruz, o primeiro pregão eletrônico utilizado no sistema do Banco do Brasil. Trata-se de um sistema de pregão onde os concorrentes fazem seus lances via site do Banco do Brasil. Essa modalidade agora ocorre na prefeitura de acordo com as demandas que surgem naturalmente.
De acordo com o secretário de Suprimentos, Zamir Gomes Rosalino, esse pregão ocorre em três momentos distintos: O primeiro se dá por meio da compra de materiais, o segundo na compra de serviços e o terceiro e último, no registro de preços. Zamir ainda explica a importância dessa modalidade. “Esse pregão eletrônico permite uma maior concorrência e uma maior facilidade de aplicar os lances. Quem participa do pregão são todos os fornecedores da prefeitura, quem queira vender algum produto que a prefeitura tenha interesse em comprar”, finaliza.
Entendendo melhor o pregão eletrônico
O sistema é uma ferramenta utilizada para realização de licitação em tempo real através da internet. O Proponente do edital e fornecedores se cadastram no site e recebem senhas de acesso. O pregoeiro do proponente do edital conectado à central de pregão aceita lances e os fornecedores também conectados ofertam propostas e lances. O fornecedor com o melhor lance em cada lote do edital é classificado e convocado a apresentar a documentação exigida no edital.
Ele é utilizado pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado, foi criada através da lei federal 10.520/2002. O pregão eletrônico foi criado visando, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório. É um método que amplia a disputa licitatória, permitindo a participação de várias empresas de diversos estados, na medida em que dispensa a presença dos contendentes. Trata-se de uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes.
O pregão eletrônico acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Inicia-se com a fixação da menor proposta. O pregoeiro então instiga os concorrentes a fazer lances até que não haja mais propostas. O pregão ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Normalmente, a identidade dos autores dos lances não é revelada aos demais concorrentes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial