Professores de Português da rede municipal debatem sobre as práticas de leitura e escrita

Aconteceu hoje (13/09), no auditório da Igreja Católica “São João Batista”, mais um encontro entre profissionais da educação. Durante toda a manhã, professores de Língua Portuguesa, da rede municipal de Aracruz participaram da palestra “A linguagem, a criação e a interação – práticas de leitura e escrita na perspectiva interacionista”, ministrado pela professora Márcia Paganini Cavéquia (autora da coleção “A Escola é Nossa”). O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica responsável pelas Séries Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), em parceria com a Editora Saraiva.
Aproximadamente 100 profissionais da rede municipal de ensino, entre eles, professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram atentos às orientações e observações feitas pela autora da coleção “Linguagem: Criação e Interação”, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, que foi adotada este ano pela rede municipal de Aracruz. A obra foi escrita em parceria com a autora Cassia Leslie Garcia de Souza. Segundo a professora, Márcia Paganini Cavéquia, é muito importante para os autores de obras didáticas ou literárias o contato direto com o público. “Momentos como este são importantes para nós autores, pois possibilita o aprimoramento de nossas obras a cada nova edição. Muito o que vocês, professores de sala de aula, nos dizem ajuda na reformulação da obra. Por isso, hoje vamos falar da linguagem em sala de aula na perspectiva interacionista. Precisamos ter um alinhamento do que a obra didática traz, o que o município tem como proposta pedagógica e o que o professor acredita dentro da sala de aula”.
Ainda de acordo com Paganini, as pessoas são resultado de um processo de interação com o outro cotidianamente. “O texto sempre tem duas fases, vai para alguém e vem de alguém. Tudo o que produzimos consiste no revozeamento de outras coisas que foram ditas. A enunciação é produto de interação de dois ou mais indivíduos socialmente, organizados, que é fortemente influenciado por fatores contextuais”.
Para a professora de Língua Portuguesa da escola Ezequiel Fraga Rocha, Alzira Spinassé Scarpati, que também faz parte do Setor de Educação Básica da Semed, estar na presença da professora Paganini é uma grande honra. “Para nós, professores de Língua Portuguesa, que tivemos a oportunidade de escolher dentre inúmeras coleções aprovadas pelo MEC, a obra da professora Márcia, este momento é único, uma vez que desde fevereiro deste ano, estamos trabalhando com o livro didático e nenhuma reclamação foi feita pelos professores de Língua Portuguesa”.
Conheça Márcia Paganini Cavéquia
Márcia Paganini Cavéquia é professora graduada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Metodologia da Ação Docente pela UEL. Mestranda em Educação pela UEL. Palestrante e consultora de escolas particulares e secretarias de educação de diversos municípios. Autora de livros didáticos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo