Secretário do TCU no Espírito Santo apresenta Cartilha de Orientação aos Conselheiros da Saúde
Na tarde desta terça-feira (24), o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Dr. João Manoel da Silva Dionísio, esteve no município de Aracruz para apresentar a cartilha “Orientações para Conselheiros da Saúde”, ao Conselho Municipal de Saúde de Aracruz e representantes da assessoria jurídica e do Fundo Municipal de Saúde.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA), Angela Maria Pedrini Cuzzuol, informou que a partir do momento que o conselho ficou sabendo da cartilha encaminhou o pedido de envio do material ao município e o secretário se colocou à disposição para fazer a capacitação. “O encontro foi muito bom, porque o secretário nos passou informações novas quanto a importância e competências do conselho, tirando muitas dúvidas sobre o que podemos ou não fazer. O conselho tem funções muito importantes no município, dentre elas está a de diagnosticar problemas ou falhas e bloquear qualquer ação que possa vir a trazer problemas para a Secretaria de Saúde”, disse.
De acordo com o secretário, Dr. João Manoel da Silva Dionísio, Aracruz foi o primeiro município a solicitar a Cartilha, elaborada pelo Tribunal de Contas da União. “Vim ao município para apresentar e conversar com o conselho sobre a cartilha, que serve para auxiliar o trabalho de fiscalização e orientação das ações de saúde no município”, frisou o secretário que destacou vários temas como: o papel e as competências do conselho, como a criação de conselhos locais; o que e como fiscalizar as ações de saúde, tanto na execução de projetos, quanto na aplicação do dinheiro público; como, quando e para quais órgãos o conselho pode fazer denúncias, caso encontre irregularidades e, ainda, como verificar se a assistência à saúde prestada no município está atendendo as necessidades da população.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz