Educação seleciona Assistentes de Alfabetização do Programa “Tempo de Aprender”

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, publicou o Edital do Processo Seletivo Simplificado que vai selecionar Assistentes de Alfabetização Voluntários para o Programa “Tempo de Aprender”, regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começam nesta segunda-feira (4) e se encerram na sexta-feira (8).
O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente do MEC, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país, com vistas a fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, em suas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental. O objetivo é elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de abordagens já fundamentadas cientificamente; assegurar o direito à alfabetização a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país, além de impactar positivamente a aprendizagem no decorrer de toda a trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas.
Para desenvolver as atividades de forma voluntária é necessário se enquadrar em alguns requisitos, como ser professor alfabetizador com disponibilidade de carga horária, licenciado em Pedagogia, estudante de graduação, preferencialmente em curso de Licenciatura em Pedagogia, entre outros constantes no Edital. Dentre as atribuições estão: participar do planejamento das atividades junto à Equipe Pedagógica e Diretiva na escola; cumprir carga horária de acordo com as diretrizes e especificidades desse Programa; auxiliar o professor alfabetizador nas atividades estabelecidas e planejadas por ele; acompanhar o desempenho escolar dos alunos, inclusive efetuando o controle da frequência; preencher e apresentar à coordenação pedagógica.
De acordo com a secretária da pasta, Jenilza Spinassé, as atividades dos voluntários selecionados serão de oito meses. “A Semed está atuando para manter a organização das unidades escolares e a qualidade da prestação dos serviços para os estudantes da rede municipal de ensino. Todo o Programa, editado pelo MEC”, comentou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos