Surfistas e praticantes de esportes aquáticos participam do curso “Surf Salva”, promovido pela Semtur e Corpo de Bombeiros

Manhã de muito aprendizado para surfistas e adeptos ao esporte. Aconteceu neste sábado (05), na praia da Barra do Sahy, o 1º “Surf Salva”, um treinamento com técnicas de salvamento no mar, prevenção, resgate e primeiros socorros, oferecidos pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur).
A técnica ficou por conta da capitã Gabriela, que é a única mulher do CBMES especialista em salvamento aquático. A família Sathler veio de Manguinhos, na Serra, para poder acompanhar o treinamento com a capitã Gabriela.
Vinicius Sathler, que é pai dos pequenos surfista Noah e Luca, destacou a importância da iniciativa. “Recebi por um grupo de aplicativo de conversa a informação que o treinamento seria realizado e me organizei pra trazer meus filhos. Já vivenciamos muitos momentos em que pessoas perdem a vida no surf e tenho certeza que esse momento proporcionou ensinamentos importantes para que vidas possam ser salvas no mar”.
A capitã Gabriela, que além de Bombeira é mergulhadora e surfista, destacou que é a primeira vez que um município tem a iniciativa de oferecer esse treinamento as pessoas, ela também falou um pouco de como os afogamentos podem ser evitados. “São 15 brasileiros que morrem afogados por dia. E essa é uma situação que pode ser evitada se as pessoas souberem agir no momento que avistarem alguém se afogando, e tudo isso preservando vidas sem ser uma nova vítima.
O Tenente Lacerda, responsável pela Cia Independente de Aracruz, falou da integração das pessoas com o treinamento. “É uma forma de interagir com as pessoas locais, comerciantes e também daqueles que praticam qualquer esporte aquático. Temos acompanhado o trabalho incansável da Prefeitura de Aracruz em proporcionar segurança e conforto aos banhistas que frequentam a orla”.
O secretário da Semtur, Moisés Mercier, que também estava presente na ação, comentou sobre as alternativas que a prefeitura tem buscado garantir a segurança dos turistas. “Tivemos um número muito baixo de profissionais para atuarem em toda a nossa orla durante esse período. Por isso fomos em busca de ações como essa para que nossos banhistas possam aprender técnicas e contribuir de forma efetiva para salvar outras vidas”, finaliza.
Após a palestra, todos os presentes puderam praticar as técnicas de salvamento dentro do mar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais