Campanha de vacinação contra a Covid completa um ano em Aracruz
Há exatamente um ano foi aplicada a primeira vacina contra a Covid-19 em Aracruz. No dia 19 de janeiro de 2021, Dona Marilza da Silva, de 72 anos, foi vacinada às margens do Piraquê-Açu, rio que dá o nome à aldeia onde ela mora com a família, do povo Guarani.
Um ano depois, dona Marilza já recebeu as três doses contra a Covid-19. O neto dela, Rodrigo Tujaí da Silva, conta que a avó está muito bem e que não apresentou nenhum tipo de efeito colateral após ser vacinada.
Segundo Rodrigo, todos da aldeia tomaram as doses da vacina e eles aguardam agora a vacinação das crianças. “As vacinas vieram para manter a segurança da gente por causa do que está acontecendo no nosso Brasil e no mundo. Para nós é importante ser vacinado porque a gente tinha muito medo dessa doença e agora estamos mais tranquilos”, disse ele.
Ao longo de um ano as equipes de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aplicaram ao todo 265.578 doses contra a Covid-19, mais que o dobro da população do município, que hoje chega a 103 mil, segundo dados do IBGE. Tem sido um trabalho cansativo – com horários estendidos de vacinação e ações aos finais de semana, para promover o acesso da população às vacinas –, ao mesmo tempo que se percebe um sentimento recompensador entre as equipes que não medem esforços para atender as pessoas.
A vacinadora da Unidade de Saúde da Barra do Sahy, por exemplo, conta que em um só dia já chegou aplicar mais de cem doses. Anaquiele Paixão, de 39 anos, técnica de enfermagem, diz que apesar do cansaço, o trabalho se resume em um sentimento de esperança. “A gente vê a alegria das pessoas quando estão recebendo a vacina. E na minha opinião temos resultados positivos em relação a internações e até mesmo dos sintomas que são mais leves em quem se vacinou”, disse ela durante o expediente, nesta quarta-feira.
Vacinação de crianças começa amanhã
Em Aracruz a vacinação infantil contra a Covid-19 começa nesta quinta-feira, 20 de janeiro, em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 08h às 16h. Inicialmente a vacina será aplicada em crianças dos grupos prioritários, que são crianças indígenas e quilombolas, de 5 a 11 anos; crianças com deficiências permanentes, de 5 a 11 anos; crianças com comorbidades com Laudo Médico, de 5 a 11 anos; e crianças com 11 anos.
Serão estes os grupos vacinados na primeira etapa da Campanha de Vacinação Infantil Contra a Covid-19 em Aracruz. Depois, será a vez das crianças com 10 anos de idade, 09 anos, 08 anos, e seguirá assim, em ordem decrescente, até os 05 anos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais