Projeto Nossa Praia: cadeiras anfíbias ofertam acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

As Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com o Corpo de Bombeiros, retomou na manhã deste último sábado (8), na Praia da Barra do Sahy, os serviços do projeto Nossa Praia - Praia Acessível Aracruz, que oferta às pessoas com deficiência (PDC) e com mobilidades reduzidas, a oportunidade de se banhar no mar com segurança e conforto. Estiveram presentes na reabertura do projeto o prefeito Dr. Coutinho, o secretário interino da Semesp, e titular da Semtur, Moisés Mercier, os vereadores Cecéu e Jean Pedrini, líder do Governo Municipal na Câmara, além de servidores de ambas as pastas.
Uma estrutura foi montada para atender o público-alvo, todos os fins de semana, de sexta a domingo, das 8h às 12h, até o dia seis de março de 2022, quando se encerram as ações do verão no município. A primeira pessoa a usar uma das cadeiras anfíbias na reinauguração foi o professor Joacir, que tem mobilidade reduzida e é servidor da Semesp. Ele foi assistido pelos Guarda-vidas, que o levaram desde a base de instalação, até as águas da praia, onde aproveitou para dar um mergulho.
“Sensação maravilhosa poder sentir essa água com segurança e conforto. Muito bom a gestão do prefeito Dr. Coutinho ter retomado esse projeto, que ano passado não pôde nos atender em função da pandemia. Vou querer voltar aqui todo fim de semana que puder”, ressaltou.
Toda pessoa que for usar as cadeiras anfíbias assinam um caderno de controle, que serve como um registro histórico, contendo as assinaturas de todos por ali já passaram de desde de 2015, quando o projeto chegou ao em Aracruz. “É com muita alegria que eu presencio o retorno dessa ação. Vejo que o público-alvo realmente se interessa em participar, pois pude confirmar isso olhando os registros no livro. Dessa forma vamos manter esses serviços durante todo meu governo para podermos ofertar cada vez mais essa oportunidade, que traz muita alegria a essas pessoas”, disse o prefeito Dr. Coutinho, que fez questão de acompanhar o passo a passo de Joacir chegando ao mar.
Para o secretário Moisés Mercier, a intenção do Governo Municipal é cada vez mais poder ofertar integração e a inclusão social dessas pessoas, para que elas se sintam cada vez mais assistidas e com mais interação. “Sinto muita satisfação poder ver no rosto dessas pessoas a felicidade de se banhar na água do mar com segurança. Nós oferecemos todas as condições, com o apoio de nossa equipe, para que eles se sintam cada vez mais confortáveis”, disse.
As duas cadeiras usadas possuem quatro flutuadores com apoio para braços e pés, além do quebra ondas. Para que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida possa fazer seu uso, basta comparecer no local sem agendamento prévio.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais