Visitas técnicas dos projetos “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal” atraem a curiosidade de alunos

As atividades que envolvem os projetos da “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal” voltaram trazendo aos alunos da Rede Municipal de Ensino muito conteúdo e informação sobre a necessidade da preservação dos ecossistemas presentes em Aracruz. Centenas de alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o manguezal e fragmentos da mata atlântica, tudo isso na companhia de especialistas.
Nesta semana, de terça (16) a quinta-feira (18), nos períodos matutino e vespertino, cerca de 200 alunos das EMEF´s Zilca Nunes Vieira Bermudes e Santa Cruz, além do CMEB José Mambrini, conheceram a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), sua área externa coberta, além da biblioteca, trilhas, laboratório, viveiro florestal e museu, onde, na presença de biólogos, tiveram aulas de alto nível e explicações com uma visão ampla e dinâmica sobre as características da fauna e flora do manguezal.
O Indígena Tupiniquim Manoel dos Santos, que é um tradicional "tirador de caranguejo” da região, explicou a importância de seu trabalho, mostrando a técnica correta para a retirada do caranguejo, além de discorrer sobre a pesca predatória que causa a mortandade dos caranguejos. Ele também alertou os alunos e seus professores quanto à importância da vigilância de todos para a preservação do ecossistema.
O estudante Artur Bolt, que cursa o 7º ano na EMEF Santa Cruz, se mostrou entusiasmado com o que viu, e afirmou ter aprendido muito com uma aula bem diferente. “Achei tudo isso muito interessante. Nesta visita eu pude aprender muito sobre biologia, o ecossistema do mangue e seus animais. Não tinha visto nada parecido na escola”, ressaltou.
Toda essa ação ocorre em parceria com a empresa Suzano e VB Ambiental, e vem para promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental, tendo contato direto com a natureza, seja no manguezal ou na mata atlântica do parque, melhorando a relação do homem com a natureza e desenvolvendo a consciência ecológica e cidadã.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem