Outubro Rosa: Semsa realiza ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
Outubro é o mês marcado por ações relacionadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo do útero. O movimento conhecido como Outubro Rosa conscientiza as mulheres sobre as doenças e contribuiu para a redução da mortalidade. E para intensificar a prevenção das doenças, a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), preparou uma programação para as mulheres aracruzenses.
Todas às terças e quintas-feiras do mês de outubro, as Unidades de Saúde (US) do município funcionarão com atendimento especial para oferecer os serviços de teste rápido de Sífilis e HIV; vacinação contra a Covid-19; coleta de preventivo para mulheres entre 25 e 64 anos e solicitação de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos. Os locais estão sendo decorados como forma de acolher todas que forem em busca dos serviços.
Outra ação importante que será realizada no mês de outubro é a oferta de 550 mamografias pela Semsa. O agendamento dos exames será de forma que a mulher seja encaminhada diretamente para a clínica, sem todo o processo burocrático. A mamografia é um exame que possui alta resolução e fornece imagens detalhadas, capazes de identificar precocemente o câncer de mama.
“O Outubro Rosa é um movimento de extrema importância. Muitas mulheres perdem a vida por uma doença que pode ser diagnosticada precocemente e tem grandes chances de cura. E como forma de ajudar a essas mulheres e a ampliar a oferta de cuidado e detecção precoce, a saúde de Aracruz vai ampliar a oferta de serviços para o público-alvo durante todo o mês”, destaca Rosiane Scarpatt, secretaria de Saúde de Aracruz.
A campanha
O Outubro Rosa é uma campanha internacional com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento