Moradores de Mar Azul já podem procurar cartório para lavrar escritura de transferência de seus imoveis

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), dando continuidade às suas diversas ações para poder efetuar a regularização fundiária no município, informa que os moradores do bairro Mar Azul, na orla da cidade, já podem procurar o cartório da comarca para lavratura da escritura de transferência de domínio de seus imoveis.
Conforme a lei municipal nº 4.259 (12/09/2019), o Poder Executivo fica autorizado a promover o registro de uma área de 133.369,50m² (cento e trinta e três mil, trezentos e sessenta e nove metros quadrados e cinquenta decímetros quadrados), integrante do Loteamento Mar Azul, com a finalidade de regularizar a escrituração do referido empreendimento, junto ao Registro Geral de Imóveis, conforme consignado no Processo Administrativo nº 11.507/2008, e no anexo único desta Lei.
Segundo o secretário da Sehab, Alessandro Lube, as transferências serão realizadas por meio de processos administrativos específicos e independentes, nos quais deve ser observado como requisito prévio autorizador, a comprovação pelo beneficiário, pelos meios admitidos em direito, da posse legítima do lote a ser transferido. As despesas inerentes à transferência de propriedade autorizada no caput deste artigo correrão exclusivamente por conta do beneficiário. “Correrão também exclusivamente por conta do beneficiário as despesas referentes à posse, propriedade e uso do imóvel, tais como os gastos com energia elétrica, água, etc, passados, presentes e futuros”, disse.
Confira abaixo o passo a passo para lavrar a escritura
Os interessados deverão comparecer em um dos cartórios localizados na sede do município, munidos de cópias dos presentes documentos:
• CPF
• RG
• Comprovante de endereço
• Cópia do Contrato de compra e venda do imóvel
• Cópia do RG e CPF do vendedor
• Cópia de contrato ou escritura de compra e venda do imóvel junto a imobiliária
• Se o imóvel teve mais de dois possuidores de modo sucessivo, deve ser apresentado cópia de todos os contratos de compra e venda, escritura ou recibo que comprove a cadeia dominical, entre o último dominante e o primeiro.
Após a apresentação da documentação, o cartório apresentará requerimento junto ao município à anuência para a lavratura da minuta de escritura. A Minuta será levada ao crivo da secretaria de Governo (Segov) para autorização de sua lavratura definitiva. O município emitirá a anuência e a guia de recolhimento de ITBI e enviará ao cartório. Após o pagamento da guia, o cartório realizara a lavratura da escritura definitiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Informativo edital 004/2024 - Aldir Blanc
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro