Programa de Saúde Mental realiza confraternização com prefeito, pacientes e profissionais

Hoje (15) pela manhã, foi realizado um momento de confraternização com os pacientes do Programa de Saúde Mental, que contou com a presença do prefeito de Aracruz Ademar Devens, o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, gerentes e coordenadores da Secretaria de Saúde. Na ocasião, foram destacados os serviços oferecidos aos pacientes do programa e as novas atividades que estão prestes a ser desenvolvidas.
De acordo com o prefeito de Aracruz Ademar Devens, a saúde do município está passando por uma evolução muito grande. “Por Lei temos que aplicar 15% dos nossos recursos na saúde, mas o município investe além, destina mais de 20%. É por isso que Aracruz é uma das poucas cidades que conseguem oferecer condições de saúde, levando qualidade de vida para esse extenso município, o que é um desafio muito grande para as políticas públicas”, destacou.
O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa disse que “o município tem ampliado os atendimentos em saúde mental, oferecendo um serviço diferenciado, já que o paciente não é somente tratado com medicamentos e, sim, com atividades físicas e intelectuais que estabilizem e proporcionem um tratamento humanizado e de qualidade”, concluiu.
De acordo com a enfermeira do Programa de Saúde Mental, Nalva Bernardete Barros de Amorim, no programa são atendidos pacientes com transtornos mentais (com psicose, esquisofrenia, bipolaridade, depressão, ansiedade, neurose). Atualmente, existem em média mil pacientes fixos e a cada semana, aparecem de seis a dez novos casos. A pessoa chega ao Programa encaminhado pela Unidade de Saúde do bairro onde reside.
Por mês, são realizados em média 200 consultas com médico psiquiatra, 60 atendimentos clínicos, 260 consultas de enfermagem e 260 com assistente social, além de atendimento psicológico individual e da realização de 'Grupos de Familiares', envolvendo toda a estrutura familiar do paciente. Agora já no mês de novembro, terá início o 'Grupo Terapêutico', onde serão reunidos, uma vez por semana, os pacientes que apresentam a mesma doença, que junto à sua família participarão de atividades realizadas pelos profissionais do Programa. Em breve será montado também o 'Grupo de Sala de Espera', para que, enquanto o paciente aguarda para ser atendido, ele participe de atividades que visam a melhoria da autoestima, a reintegração da família e a interação entre os pacientes e a equipe de profissionais. Visitas domiciliares também são realizadas pela equipe do Programa.
Caso o paciente tenha um surto, a Unidade de Saúde faz o encaminhamento do indivíduo ao Hospital Geral de Atenção Clínica Psiquiátrica, anexo ao Adalto Botelho, em Vitória. Neste pronto atendimento é feita a triagem para qual hospital psiquiátrico do Estado, o paciente será tratado. A Fundação, Hospital e Maternidade São Camilo de Aracruz é o ponto de apoio para as urgências aqui do município. Aos pacientes são fornecidos ainda todos os medicamentos necessários para o tratamento: os de alto custo são de responsabilidade do Governo Estadual e Federal e os básicos, que giram em torno de 35 tipos de remédios, são cedidos pela Prefeitura de Aracruz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Gestão para a Equidade Racial é tema de capacitação de técnicos do regime de colaboração
- 1ª etapa do Circuito Indígena de Futevôlei acontece neste final de semana
- Inscrições abertas para o Campeonato de Futebol 7 Society do Servidor Público
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz