Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz

IPTU: Certidão de Tempo de Cadastro

Mais Serviços

Local de Atendimento: Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC/CASA DO CIDADÃO)

Rua Padre Luiz Parenzi, nº 710, Centro, CEP: 29.190-058, Aracruz/ES.


Canais de Atendimento: Atendimento Presencial no Setor de Protocolo Geral - Segunda a Sexta de 12hrs as 18hrs


Contato :

Email: iptu@aracruz.es.gov.br

tel: 27) 3270-7951/ (27) 99794-4663 (whatsapp)



Público Alvo: Contribuinte com imóvel no Município de Aracruz.


Quem pode solicitar: Titulares de imóveis cadastrados no município.


Requisitos , documentos e informações para acessar o serviço: O requerente deve portar requerimento preenchido, cópia do comprovante de titularidade do imóvel, Boletim de Cadastro Imobiliário, comprovante de residência e documentos pessoais, bem como certidão detalhada ou habite-se do imóvel para abertura do processo administrativo no Setor de

Protocolo Geral.


Prazo para a prestação do serviço: Até 30 dias a partir do protocolo do processo.


Principais etapas do serviço - Passo a passo:

1 – Após a juntada da documentação e pagamento da taxa, o contribuinte deverá protocolar o processo no Setor de Protocolo Geral;

2 – O processo é encaminhado para o Setor de Cadastro Imobiliário onde a documentação será analisada;

3 – Verificada a regularidade da documentação a Certidão de Tempo de Cadastro do Imóvel é emitida e entregue ao contribuinte.


Prioridade de Atendimento: Data de abertura e complexidade do pedido.


Taxas e Preços: R$ 16,72 (Exercício 2022)





Endereço: Rua Padre Luiz Parenzi, nº 710, Centro, CEP: 29.190-058, Aracruz/ES

Telefone: (27) 3270-7951 | (27) 99794-4663 (whatsapp)

Horário de Atendimento: 12h às 18h

E-mail: iptu@aracruz.es.gov.br