Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens

Caracterização: O Parque Natural Municipal do Aricanga ocupa uma área de 515 ha e reúne elementos como cobertura vegetal nativa de mata atlântica em diferentes estágios, lagoas, afloramentos rochosos de exuberantes belezas cênicas e grande biodiversidade, o credenciando como uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo. Estudos realizados no local catalogaram 159 espécies de aves e 16 espécies de mamíferos. Entre as espécies de pássaros identificados está o Papagaio-Chauá (Amazona rhodocorytha), inserido na lista mundial de espécies ameaçadas de extinção. As ações legais de proteção do local iniciaram-se com o Decreto Municipal n.º 3.058/88, que criou a Reserva Florestal do Aricanga, posteriormente transformada em Parque Municipal, pela Lei nº 1.994/97. Em 2006, foi adequado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação por meio do Decreto Municipal 15.429/06, transformando-se em Parque Natural Municipal. O nome Aricanga é proveniente de uma palmeira muito encontrada na região, que era utilizada para fazer arcos de peneiras de café. No Parque são realizadas atividades de educação ambiental, como palestras e caminhadas monitoradas nas trilhas. São permitidas atividades esportivas como rapel, escalada, parapente, caminhadas nas trilhas e algumas modalidades de bike.

Categoria do Parque: O local está enquadrado na categoria de unidade de conservação que pertence ao grupo de proteção integral, com o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa, recreação e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.

Autorização: Para Obter autorização para visitação, pesquisa, recreação e educação Ambiental, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) com antecedência mínima de 3 dias pelo telefone (27) 3270-7066 ou pelo e-mail: semam.grn@aracruz.es.gov.br. OBS: No caso de visitação em grupos de até 20 pessoas, não é necessário autorização nem prévio agendamento.

Localização/ acesso: O Parque localiza-se a 77 km de Vitória e seu acesso se dá pela Rodovia ES-257, a qual liga Aracruz ao Município de Ibiraçu, distando aproximadamente 7 km da Sede de Aracruz e 5 km de Ibiraçu. A subida até o topo do Parque, pela estrada principal, possui aproximadamente 3 km, podendo ser feita de carro ou a pé. Em um dos pontos mais alto, a 582 metros de altitude, destaca-se a Pedra do Azulão, de onde é possível contemplar belos visuais de toda a região.

Endereço: Rodovia  ES-257, Km 07  nº: s/n

Cidade: Aracruz - ES