Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz
Expedição mostra belezas e riscos do Rio Piraquê-Açu

Publicado em: 02/08/2022 às 11:30
Atualizado em: 17/08/2022 às 15:07
Publicado por: Luã Quintão Clacino Rangel

... Imagem: Luã Quintão

Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), uma equipe de reportagem da TV Gazeta e servidores do Meio Ambiente e Comunicação da Prefeitura de Aracruz, embarcaram numa expedição ao longo do Rio Piraquê-Açu. Da nascente em Santa Teresa, à foz em Santa Cruz, foram aproximadamente 70 quilômetros percorridos com objetivo de analisar a água e os ecossistemas, registrar paisagens, contextos e riscos que envolvem um dos rios mais importantes do Norte do Estado.

“A ideia da expedição é ressaltar a importância da conectividade dos rios, do topo das montanhas ao oceano costeiro e mostrar a importância da água doce que chega ao mar, já que é responsável pelo funcionamento do estuário e do manguezal associado que, por sua vez, é importante para a produção de caranguejos e de pescado, estética de paisagem, local de recreação, dentro outros serviços ecossistêmicos que a natureza nos proporciona de forma gratuita”, disse o professor Gilberto Fonseca Barroso, professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes.

A expedição foi filmada em junho deste ano e se tornou uma série de três episódios. As pessoas que vivem no entorno do rio, a fauna e a flora que resistem às mudanças climáticas, e as ameaças ao rio, como o despejo de esgoto que ocorre em um dos trechos da bacia em outro município, estão registradas e podem ser utilizadas, inclusive, como material educativo.

Confira os episódios da série Expedição Piraquê-Açu:

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3