Expedição mostra belezas e riscos do Rio Piraquê-Açu

Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), uma equipe de reportagem da TV Gazeta e servidores do Meio Ambiente e Comunicação da Prefeitura de Aracruz, embarcaram numa expedição ao longo do Rio Piraquê-Açu. Da nascente em Santa Teresa, à foz em Santa Cruz, foram aproximadamente 70 quilômetros percorridos com objetivo de analisar a água e os ecossistemas, registrar paisagens, contextos e riscos que envolvem um dos rios mais importantes do Norte do Estado.
“A ideia da expedição é ressaltar a importância da conectividade dos rios, do topo das montanhas ao oceano costeiro e mostrar a importância da água doce que chega ao mar, já que é responsável pelo funcionamento do estuário e do manguezal associado que, por sua vez, é importante para a produção de caranguejos e de pescado, estética de paisagem, local de recreação, dentro outros serviços ecossistêmicos que a natureza nos proporciona de forma gratuita”, disse o professor Gilberto Fonseca Barroso, professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes.
A expedição foi filmada em junho deste ano e se tornou uma série de três episódios. As pessoas que vivem no entorno do rio, a fauna e a flora que resistem às mudanças climáticas, e as ameaças ao rio, como o despejo de esgoto que ocorre em um dos trechos da bacia em outro município, estão registradas e podem ser utilizadas, inclusive, como material educativo.
Confira os episódios da série Expedição Piraquê-Açu:
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025