Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz
Educação realiza Jornada Pedagógica para todos os profissionais da rede de ensino

Publicado em: 04/08/2022 às 15:09
Atualizado em: 04/08/2022 às 15:16
Publicado por: Thiago Rosse de Barros

... Imagem: Secom

A Secretaria de Educação (Semed) realizou um movimento formativo para todos os profissionais que atuam nas escolas. No último dia 30 (sábado), durante toda manhã, aconteceu a Jornada Pedagógica, no formato on-line, que mobilizou todos os educadores da rede municipal de ensino, como professores, pedagogos, auxiliares de professores, diretores e demais profissionais das escolas. 

O evento contou com a participação do prefeito Dr. Coutinho, da secretária de Educação, Jenilza Spinassé, da subsecretária Marineusa Pimentel (secretária interina da pasta), além do secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo F. de Azevedo, que também participou da oficina de empreendedorismo. Todas as oficinas abordaram temas de extrema relevância para o contexto educacional.

A formação continuada visa oportunizar reflexões sobre metodologias de ensino inovadoras para o aprimoramento das práticas de ensino e aprendizagem, bem como a valorização do profissional que atua na rede. Na ocasião, a Jornada contemplou o 2º Ciclo de Palestras, tendo como eixo norteador o Currículo, Prática de Ensino e Gestão Pedagógica.

Os profissionais participaram diretamente das unidades escolares onde atuam. No primeiro momento,  assistiram a palestra “A Saúde dos Trabalhadores da Educação: Como manter a Saúde Física e Emocional nesse período pandêmico?”. Posteriormente, divididos em grupos, os profissionais participaram das oficinas, cujos temas eram mais pertinentes às suas práticas. 

A equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi” parabenizou a secretaria pela ação. “Foi um momento essencial de aprendizagem pedagógica, proporcionada aos grupos e colegas de todas as unidades escolares. A palestra sobre saúde mental foi de grande importância para nós, principalmente pelos dias que vivemos. Esses momentos servem para nos tirar da zona de conforto. Parabéns aos envolvidos!”, disse a diretora Débora Amorim Gomes Barbosa.

Já a diretora do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) “Francisca Rocha”, Graciela Aparecida Costa Piol, disse que o evento aconteceu de forma organizada e foi muito produtivo: “Parabenizo a Semed por realizar um evento tão organizado, mesmo no formato virtual, e por todo empenho. Todos nós ficamos muito satisfeitos de ter participado desse momento tão agradável. Os profissionais da Educação merecem, pelo comprometimento e dedicação aos nossos estudantes. Que tenhamos mais momentos de formação como esse”, comentou. 

De acordo com a secretária interina de Educação, Marineusa Pimentel, a gestão educacional aliada às formações oportunizam toda equipe a aprender mais sobre o processo de ensino e aprendizagem. “Os momentos de formação são oportunidades de planejarmos as metas e melhorarmos o ensino em nosso município. O  propósito da Semed, ao promover esse tipo de ação, é capacitar os educadores nos âmbitos pedagógicos e administrativos, buscando refletir, analisar e identificar onde estamos e para onde estamos indo, ampliando os nossos conhecimentos”, comentou.

Para acessar as palestras e oficinas, clique aqui e acesse o canal da Prefeitura de Aracruz no YouTube.

Confira as fotos na Galeria abaixo.

*Clique na imagem para ampliar