Formatura do Proerd na Emef Coqueiral

Publicado em: 18 de agosto de 2023
Formatura do Proerd na Emef Coqueiral

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia da secretária de Educação, Jenilza Spinassé, compareceu na noite desta quinta-feira (17), na Emef Coqueiral, para poder prestigiar a formatura de 36 alunos dos 5º anos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2023. Também estiveram presentes a diretora da escola, Lidiane de Lima Souza, o pastor Luiz Guilherme, o representante da comunidade, Marco Antônio Velasco, além do instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo PM Martin Westphal Kelbert.

No início da cerimônia, o prefeito Dr. Coutinho deixou uma mensagem de conscientização aos estudantes. "Estou muito feliz em estar aqui hoje. Queria dizer a vocês crianças, que nasci em Barra do Riacho em uma família com 20 filhos. Minha mãe foi minha professora do primário até a quinta série, e na época meus colegas já queriam fumar e beber, coisa que minha mãe sempre pediu para que seus filhos nunca fizessem, porque faz muito mal para o coração e todo nosso corpo, e por isso, eu e meus irmãos nunca fizemos. Sigam os conselhos de seus pais, respeitem as pessoas, pratiquem esportes e amem a vida. Parabéns à escola, Polícia Militar e aos pais”, enfatizou.

Em seguida, a secretária Jenilza destacou o espaço da escola na formação da pessoa. “Posso dizer que a escola é um local privilegiado, e com esse programa, preservamos a vida, cuidando de nossa saúde. Por isso, todos vocês estudantes ajudarão a comunidade de Coqueiral a dizer não às drogas. Assim como o prefeito, que é médico, eu, a diretora Lidiane e todos os profissionais da escola também queremos o melhor para cada um de vocês. Por isso eles se esforçam todos os dias. Queria agradecer aos pais dessas crianças por acreditarem na escola pública que ensina para a vida. Parabéns a todos”, pontuou.

O instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo PM Kelbert, que é morador de Coqueiral e ex-aluno da escola, lembrou que dentro das lições do programa, não é somente a questão das drogas que é tratada. "Não falamos somente das drogas nas dez lições do Proerd. Nós aprendemos várias coisas durante as aulas, como a questão da responsabilidade. Esses ensinamentos farão muita diferença na vida de cada um de vocês, quando as influências negativas aparecerem. Temos que descobrir quem realmente quer o nosso bem, como nossos familiares e nossos professores. Trabalho na polícia há 11 anos, e em todos locais em que estive, sempre os problemas enfrentados estavam relacionados ao uso de drogas, sendo elas lícitas ou não. Fica o recado, adorei participar dessa ação, e felicidades a todos”, destacou.

O momento ainda contou com leitura das redações que se destacaram, juramento, entrega de medalhas e certificados. O Proerd acontece por meio de uma parceria entre a secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM). Ele é desenvolvido nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada a crianças e adolescentes.

Durante as aulas são oferecidas estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial os referentes à família, escola e comunidade, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com drogas e terem problemas de comportamento. Todas as aulas são ministradas com base no livro do estudante, que é elaborado especificamente para esse fim e distribuído a cada aluno de forma unitária.