EMFTI Professora Maria Luiza Devens receberá a peça teatral “O Rei de Quase Tudo”

Publicado em: 25 de junho de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
EMFTI Professora Maria Luiza Devens receberá a peça teatral “O Rei de Quase Tudo”

Nesta quinta-feira (27), a partir das 15h, acontece no Centro Municipal de Educação Básica (EMFTI) Professora Maria Luiza Devens (Caic), Bela Vista, o espetáculo teatral “O Rei de Quase Tudo”. O evento é do Grupo de Teatro Rerigtiba e leva espetáculos infantis nas dez microrregiões do Estado, promovendo a descentralização cultural e oferecendo uma experiência artística inclusiva e afetuosa para crianças de todas as idades.

O projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo e do edital Culturas das Infâncias da Secretaria da Cultura (Secult-ES), e visa ampliar o acesso à produção artística capixaba, abordando temas relacionados ao comportamento humano e sua interação com o mundo. Enriquecido com números de mágica e palhaçaria, o espetáculo toca em questões ambientais, hábitos de consumo e reciclagem, proporcionando uma experiência lúdica e educativa.

A peça é baseada no formato mambembe medieval, com dois artistas saltimbancos se deslocando de uma praça à outra, contando e encenando histórias para todas as idades. Usando de uma linguagem bufonesca (cômica), os atores usam máscaras personificadas, trazendo à cena, a história de um Rei com vontade de ser o Rei de Tudo, mas por mais que tivesse bens, terras e até a lua, continuava sendo o Rei de Quase Tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa, mesmo sendo um Rei.

Quanto mais tinha mais queria. Vivia, por isso, constantemente insatisfeito. Na verdade, ele desejava ser o rei de tudo e não de quase tudo. Para alcançar seu objetivo, ele prendia tudo que havia ao seu redor: pássaros, flores e no auge da sua ganância, ele aprisionou até a lua e o sol. Mas quando finalmente consegue ser rei de tudo, ele percebe que isso não o deixava feliz.

De acordo com o Grupo de Teatro Rerigtiba, esse é um espetáculo sobre o comportamento humano e sua relação com o mundo a sua volta, e que por meio do espetáculo, as crianças poderão identificar valores essenciais ao convívio humano descobrindo a liberdade como um dos caminhos de realização do ser humano.

Compartilhe em suas redes sociais: