Aroeira: tradição e geração de renda em comunidade de Aracruz

Na manhã dessa terça-feira (24), no Centro Comunitário Vila do Riacho, mais de 70 coletores de pimenta-rosa receberam carteirinhas oficiais que respaldam a atividade no campo. A ação, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura de Aracruz, contou com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
As carteirinhas foram distribuídas para todos os produtores rurais de pimenta-rosa – não apenas para quem está na área de abrangência da Indicação Geográfica (IG), conquistada recentemente para essa cadeia produtiva, ou somente para extrativistas.
A extensionista e coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, lembrou que as carteirinhas são uma forma de garantir a qualidade da pimenta-rosa e de organizar melhor as atividades.
“As carteirinhas funcionam como um respaldo para as famílias rurais produtoras dessa cadeia produtiva. Com esse documento, nós conseguimos acompanhar, de forma sistematizada, quem são os produtores, as suas regiões de atuação e demandas. Dessa forma podemos fomentar a atividade no Estado, com ações de assistência técnica, dias de campo, cursos de capacitação, eventos, buscar políticas públicas, entre outras ações. Essa é mais uma forma que encontramos para afirmar que esses coletores de pimenta-rosa estão sendo qualificados pelo Incaper e parceiros”, lembrou a extensionista.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a entrega desss carteirinhas é um marco importante para comunidade e contribuirá para fortalecer a atividade agrícola e a cadeia produtiva da especiaria. “O reconhecimento desses coletores traz identidade para a atividade agrícola, contribuindo para agregar valor ao produto”.
Aroeira
A espécie é nativa do Brasil e pode ser encontrada ao longo do litoral Sul e Sudeste. O Espírito Santo é o estado brasileiro de onde mais se extrai aroeira para a indústria.
Por ter se mostrado uma boa alternativa de renda, muitas famílias de comunidades rurais, incentivadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão passando do extrativismo para o cultivo de aroeira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito
- Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos começa nesta sexta-feira (04)
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas