Agentes comunitários de saúde e ambiental têm dia especial com muita informação e entretenimento

Um momento marcado por troca de experiências, muita diversão, surpresas e interação entre os profissionais. É assim que o “Encontro de Integração de Agentes de Saúde – Um novo olhar para a Atenção Primária à Saúde (APS)” será lembrado pelos agentes comunitários de saúde e ambientais. O evento, promovido ontem (11), pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, durante todo o dia, no Sesc de Praia Formosa, prestou homenagens ao Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (10/11) e ao Dia Municipal do Agente de Saúde Ambiental (09/06), em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido por estes profissionais.
O encontro começou às 8h com um café da manhã e o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, fez a abertura do evento, destacando o desafio que é fazer saúde pública em um município com 80 mil habitantes e uma população flutuante que tem crescido muito. “É desafiador fazer saúde pública, por isso que o município de Aracruz elegeu a prevenção e promoção como foco da saúde, por ser o meio de evitar que as pessoas fiquem doentes. Na estrutura de saúde, o agente é a base, porque é ele quem percorre, bem cedo, as residências para visitar as famílias, identificando situações de risco, sendo vigilante e realizando sempre ações de saúde, junto ao Programa Saúde da Família (PSF) ”, frisou.
O secretário ressaltou, ainda, que Aracruz tem hoje, à disposição dos moradores, 17 Unidades Básicas de Saúde, mais cinco de apoio; 24 equipes de PSF, o que corresponde a 90% de cobertura da população aracruzense; 100% de cobertura do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACs) e o município oferece 100% dos medicamentos contidos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, a Remume (composto por 168 itens). Costa também anunciou que já está em funcionamento a Comissão Própria de Licitação (CPL), que agiliza aos processos de compras de produtos e serviços desse órgão, visto a grande demanda e a urgência de alguns casos.
O prefeito, Jones Cavaglieri, disse que “nós administradores pensamos na forma de proporcionar qualidade de vida e os agentes de saúde lidam diretamente com a vida, por isso, deve ser a ponte entre as comunidades e os serviços especializados e os profissionais de saúde, por ser um profissional identificado com a comunidade e conhecedor da realidade do local onde trabalha”. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Maria Pedrini Cuzzuol, em seu discurso falou “que os agentes fazem um trabalho de base muito importante para os demais serviços de saúde, além de se dedicarem com muito carinho e atenção”.
A primeira palestra foi ministrada pela gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES), a enfermeira Arlete Frank Dutra, que trabalhou o tema “Integração dos Agentes de Saúde – Um novo olhar para a APS”. “A missão do agente é garantir o direito à vida com qualidade e bem estar, por isso, com nossa responsabilidade temos que integrar os agentes comunitários e ambientais, para executar ações de saúde, somar forças e dividir o peso”. Em seguida, o psicanalista clínico, com MBA em Gestão de Pessoas, Cláudio Chandelly abordou o tema “Em busca do meu sucesso”, uma palestra dinâmica, que levou aos agentes uma mensagem de motivação, como trabalhar em equipe, quebrar paradigmas e enfrentar novos desafios.
Após participar das palestras, os agentes de saúde participaram de um almoço e, também tiveram acesso ao parque aquático. A Secretaria de Saúde fez o transporte dos agentes do seu local de trabalho até o Sesc.
OPINIÃO DOS AGENTES DE SAÚDE
A agente de saúde ambiental, Aqueline dos Reis Silva, que trabalha há quatro anos na rede municipal, disse que está muito feliz de ter participado do encontro. “É a primeira vez em que tivemos um momento de lazer como este e estou muito feliz em participar. É muito bom encontrar no mesmo lugar todos os nossos colegas de trabalho, de compartilhar, de aprender e de trocar experiências. Adorei a programação e agora, não só eu, mas todos nós agentes estamos bem mais motivados a trabalhar”, disse.
Andreza de Paula Bastos trabalha como agente comunitária de saúde há dois anos. “O evento foi surpreendente. Gostei muito da dinâmica de grupo, do momento de descontração, de tudo. Foi realmente um momento de lazer muito bom”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)