Atrações Turísticas

Home • Turismo • Igrejas

Igrejas

IGREJA DE SÃO BENEDITO DO ROSÁRIO - VILA DO RIACHO
A Capela de São Benedito do Rosário foi criada oficialmente pela Lei Provincial n.º 25 de 1864, inicialmente construída em estuque e tendo como seu construtor o senhor Severo Domingos e como Padre da Freguesia – Antônio dos Santos Ribeiro. Em 17/08/1901 foi reformada passando a ser de alvenaria e tendo como construtor o Padre Frei Cortez. O nome de São Benedito foi escolhido porque era o santo de devoção dos escravos das fazendas da redondeza. Possui como obras de arte as imagens de São Benedito e Nossa Senhora da Penha, trazidas de Portugal durante o período colonial. A igreja já passou por reformas em 1925, 1933, mas mantém ainda sua arquitetura original.

 

IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - GUARANÁ
Está localizada no centro de Guaraná. Em 1925 foi iniciada a construção da 1ª capela que era de estuque, com cobertura de tabuinhas. Em 1934, então, é que foi iniciada a atual igreja, tendo como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, que já passou por algumas reformas. Como atrativo a igreja possui um missal romano datado de 10/08/1883, escrito em latim e também uma casula (vestimenta) utilizada nas antigas celebrações eucarísticas.

 

IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - JACUPEMBA
Em 1956, foi lançada e benta a pedra fundamental da Igreja Católica de Jacupemba, uma das mais belas do município de Aracruz, pelo então novo bispo da Diocese de Vitória em visita ao Município de Aracruz, Dom João Batista da Motta e Albuquerque, sua inauguração ocorreu em 27/03/1960, com cerimônia presidida pelo Monsenhor Guilherme Schimitz, sendo a igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, cuja festa é celebrada em julho. Seus construtores foram José Ferrari e Teodolindo Barbosa. Contando com a participação de toda a comunidade, principalmente de Constantino Boina, considerado “a alma da construção e um apóstolo leigo de que a Igreja necessita nos dias atuais”, assim mencionado pelo Monsenhor no livro de Tombo n.º 3, folha 15, da Igreja Matriz de Aracruz.

 

IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA - SEDE
A pedra fundamental da matriz de João Batista foi colocada em 24 de junho de 1953, por D. José Joaquim Gonçalves Bispo do Espírito Santo; sendo vigário da Paróquia Padre Arnaldo Avanza Castiglione e inaugurada em 1960. A nova matriz foi concluída pelo Monsenhor Guilherme Schimitz e tem estilo romano, 03 entradas, sendo 02 laterais, nos vidros das janelas existem pinturas de cenas bíblicas e ao seu redor amplo pátio.  

 

IGREJA DE MONTE SERRAT - TAQUARAL
Localizada no topo do Morro do Pelado, no alto de uma pedra, a Igreja de Monte Serrat caracteriza-se por uma pequenina ermida em que cabem apenas cinco pessoas em pé. A Igreja foi construída, em 1931, por Euvaldo Soares Souza, conhecido como Osvaldo Baiano em alvenaria com paredes grossas. O acesso ao local pode ser feito de carro até o pé do morro. A subida até a Igreja implica em uma caminhada por um caminho rústico e íngreme, com pequenas bicas e com uma impressionante visão panorâmica do mar, do relevo e do vale verdejante de Aracruz mantendo a todos aqueles que se aventurarem em intenso contato com a natureza