Data: sexta, 16 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 10:21

Atrações Turísticas

Home • Turismo • Reserva de Desenvolvimento Sustentável Munici...

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim está localizada em Santa Cruz, Distrito de Aracruz. A Lei nº 3.739/2013, sancionada pelo prefeito Marcelo Coelho, alterou a categoria da unidade de “Conservação Reserva Ecológica” dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim para a categoria de “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal” Piraquê-Açu - RDS. A reserva vem com o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno. 

Desta forma, essa reclassificação vem com a finalidade de atender os estudos técnicos de reavaliação expostos no Plano de Manejo, que é uma obrigação prevista no art.55, da lei Federal nº 9.985/2000, que regulará a posse e o uso das áreas ocupadas pelas comunidades tradicionais, que deverão participar da preservação, recuperação, defesa e manutenção da unidade de conservação.

 

ACESSO
Rodovia ES-010 - Santa Cruz, Aracruz / ES  

 

INFORMAÇÕES E AUTORIZAÇÕES PARA VISITAÇÃO:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM
Gerência de Educação Ambiental
Tel.: (27) 3270-7064

 

PASSEIOS DE ESCUNAS

 

O passeio de Escuna na Reserva do Manguezal - Rio Piraquê-Açu em Santa Cruz é uma das opções de lazer para o final de semana para turistas/visitantes são realizados com todo conforto e segurança, podendo ser aproveitado por toda a família, as escunas realizam passeios diários com duração de 2h e revela paisagens belíssimas e toda a biodiversidade do encontro do Rio com o Mar e a beleza do lugar. Neste passeio é possível conhecer os três diferentes mangues encontrados no município: o mangue vermelho, o mangue preto e o mangue branco, cada um com suas características distintas.

O passeio na Escuna Jubarte, parte do (Pier em frente ao Restaurante Irajá) e realiza uma parada no Bar Flutuante - Mangue Bar, plataforma ancorada no meio do rio, a quatro quilômetros do ponto inicial do  passeio, onde os visitantes tem 1 hora para apreciar um mergulho no rio, as belezas do lugar e apreciar a culinária da região, degustando peixes típicos da região e a paisagem da pedra da laje.

 

INFORMAÇÕES E RESERVAS

VIKING ECOTURISMO NÁUTICO

Escuna Jubarte

 

ACESSO

Av. Piraquê-Açu, s/nº, Santa Cruz, Aracruz / ES

Telefone: (27) 3250-6260 / 9-9914-3941

E-Mail: vikingecoturismonautico@yahoo.com.br  

 

O passeio realizado pela Escuna Princesinha do Mar com parada no flutuante no Rio Piraquê-Mirim, parte do cais do Pontal do Piraquê-Açu, navega pelo rio, margeando por seu lindo manguezal totalmente preservado, Mata Atlântica e formações rochosas, por onde passamos admirar sua exuberante flora, seus lindos pássaros, peixes, crustáceos e mamíferos. Atracam em uma Base Flutuante, onde, por uma hora toma-se um delicioso banho e parti para a volta.

Outra novidade é que Aracruz acaba de ganhar um passeio novo OBSERVAÇÃO permitirá aos tripulantes desfrutarem da belíssima paisagem do Piraquê-Açu e a observação de Baleias Jubarte e de Golfinhos a excursão é realizada no Barco Abaeté com guia especializado, lanche frutas e parte do cais da Princesinha do Mar em direção ao alto-mar, as baleias ficam de 8 a 10 milhas náuticas (entre 10 e 20 quilômetros) de distância da costa.

O passeio é aberto a turistas, moradores do município, pesquisadores e estudantes. As saídas serão realizadas durante toda a temporada de baleias de julho a dezembro. As saídas dependerão das condições de navegação, e a data poderá ser alterada com 02 dias de antecedência o passeio terá 5 horas de duração.

O trajeto é cercado por belas paisagens naturais. De um lado a mata reservada pelas aldeias indígenas e do outro a vegetação nativa. Entre os meses de julho a dezembro, as baleias jubarte saem da Antártida, onde se alimentam, e vem para as águas mornas e tranquilas do litoral da Bahia e Espírito Santo. Anualmente, cerca de quatro mil baleias migram para esta região para se reproduzir e amamentar seus filhotes.

 

INFORMAÇÕES E RESERVAS

LUIZA TURISMO ECOTURISMO NÁUTICO

Escuna Princesinha do Mar

 

ACESSO

Rua da Antiga Balsa , Coqueiral, Aracruz / ES

Telefone (27) 3250-1941 / 9-9985-1964

E-Mail: luizaturismopdm@hotmail.com