Data: terça, 17 de maio de 2022
Clima

Limpeza Pública

Atribuição: Manter a cidade limpa para eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população são algumas das atribuições da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos - Setrans.


Coleta de Resíduos Domiciliares

A Coleta de Resíduos Domiciliares do município é realizada de segunda-feira a sábado pela Setrans. 

Tabela de Horários de Coleta Domiciliar

 

Coleta de Resíduos de Grandes Geradores e Resíduos de Saúde

DECRETO 41.083 de 30/12/2021 que REGULAMENTA A LEI N.º 4415, DE 05/11/2021,QUE DISPÕE SOBRE A PRESTAÇÃO DESERVIÇOS DE COLETA, TRANSPORTE,TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DERESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS PORGRANDES GERADORES E GERADORES DERESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, NOSTERMOS DA LEI FEDERAL Nº 12.305, DE 02 DEAGOSTO DE 2010, BEM COMO OCORRESPONDENTE PREÇO PÚBLICO, E DÁOUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Acesse os formulários:

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), nos telefones: (27) 99741-8382  e (27) 99619-8323

 

Recolhimento de Entulho

A Setrans do município de Aracruz é responsável pelo Recolhimento de Entulho nas vias públicas. 

O morador deve colocar seu entulho um dia antes dos serviços de coleta se iniciarem no seu bairro, pois depois que a máquina passar pela sua rota, ela só retornará no próximo cronograma, e nesse intervalo de tempo o morador poderá ser multado se mantiver os entulhos na porta de sua casa. As pessoas também devem ficar atentas para não colocarem seus entulhos na calçada, o que pode danificá-la ou impedir o tráfego dos pedestres.

  • Programação de Coleta para o mês de Janeiro de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Fevereiro de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Março de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Abril de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Maio de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Junho de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Julho de 2022, clique aqui.
  • Programação de Coleta para o mês de Agosto de 2022, clique aqui.

 

Coleta Manual de Resíduos

O serviço de Coleta Manual é baseado na coleta de:

  • Galhos de árvores
  • Poda de jardins e folhas ensacoladas
  • Móveis velhos sem condições de uso

A solicitação de serviços pode ser feito pelo telefone (27) 99741-8382.

Veja como solicitar uma Coleta Manual de Resíduos

 

Móveis Solidários

A campanha Móveis Solidários surgiu da necessidade dos municípes que possuem em suas casas móveis ou eletrodomésticos em boas condições e podem ser doados. Pensando na destinação correta desses mobiliários e em muitas famílias carentes em nossso município, a Setrans disponibiliza uma equipe para coletar esses móveis na frente de sua residência e, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho uma família carente é indicada para receber o móvel doado. O recolhimento será feito nas quintas e sextas-feira pela equipe da Setrans.

Para doar é facil! Basta solicitar através do telefone (27) 99741-8382.

Veja como solicitar a coleta de um móvel para doação

 

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva de resíduos é de extrema importância para a sociedade. Além de ser um bem gerador de trabalho, renda e promotor de cidadania, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente. A Coleta Seletiva no município de Aracruz é feita de forma simplificada, de modo que é separado apenas o lixo seco, sendo a porção úmida destinada a Coleta de Resíduo Domiciliar e o seco para a Coleta Seletiva.

Solicite pelo telefone (27) 99741-8382.

Veja o cronograma da Coleta Seletiva

 

Ecoponto

Os ecopontos são áreas públicas sob gestão da Prefeitura para a captação de pequenas quantidades de entulho (até 1m³). Nesses locais, o entulho deve ser separado pelo gerador. Cada pessoa pode levar pequenas quantidades de entulhos (até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia de entulho para serem depositados no local) como tijolos, restos de azulejos, totalizando 1m³ por dia, além de resíduos volumosos como mesa, cadeiras, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão. Esses entulhos serão depositados em caçambas específicas para cada tipo, com capacidade para comportar até 4 m³ de resíduos cada uma. O cidadão não poderá levar seus lixos domésticos, hospitalares ou de serviços de saúde como de clínicas de odontologia, veterinárias, de estéticas e lixo industrial.

O recolhimento acontecerá das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O primeiro ecoponto está em funcionando na Fábrica de Manilhas no bairro Itaputera, localizado na Rua 7 de Setembro, n.º 1070. Qualquer dúvida, o munícipe pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública através do (27) 99741-8382.

 

Revitalização de Pontos "Viciosos" de Lixo

O projeto de revitalização consiste na retirada de lixo e entulho dispostos irregularmente nas ruas e terrenos baldios com ajuda da comunidade e transforma o local em um lindo jardim . Vários pontos da cidade tanto na orla quanto na sede estão deixando de ser uma problemática para o município e virando um local agradável, onde a comunidade se orgulha de ter um jardim por perto. O  projeto é feito de segunda a quarta-feira pela equipe da Setrans.

Gostou? Basta solicitar pelo telefone (27) 99741-8382.

Veja o "Antes" e "Depois" de pontos Revitalizados