Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

Prefeitura de Aracruz promoverá ação de combate à hanseníase no município

14/06/2022 Secom/PMA
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e precisa ser diagnosticada e tratada para que não haja uma transmissão silenciosa

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e precisa ser diagnosticada e tratada para que não haja uma transmissão silenciosa

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), realizará nesta quarta-feira (22), das 13h às 19h, e quinta-feira (23), das 7h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guaxindiba, a ação “Hanseníase: Dia da Mancha”.

“Nós estaremos realizando um exame clínico das pessoas para levantamento de diagnóstico da hanseníase, uma doença cujos primeiros sinais são manchas pelo corpo. Em função da pandemia, hoje temos uma subnotificação de casos em nossa cidade, ou seja, um índice muito pequeno de pessoas notificadas. Por isso, vamos realizar essa ação, ainda mais se tratando de uma doença infectocontagiosa. Temos que diagnosticar e tratar as pessoas para que não haja uma transmissão silenciosa”, ressaltou a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.

Ainda de acordo com Rosiane, após essa ação no Guaxindiba, a Semsa continuará ofertando o combate à hanseníase em todas as UBSs do município. “Temos uma equipe capacitada do Programa Municipal de Hanseníase para fazer esse diagnóstico. Com seu cronograma ela estará atendendo em todas nossas unidades de saúde. Iniciaremos essa ação no Guaxindiba por se tratar do maior território de cobertura de estratégia de saúde da família”, explicou.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br