Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

Em Aracruz, Mês do Meio Ambiente terá atividades de conscientização e anúncios importantes

31/05/2022

Em todo o mundo o mês de junho é marcado por ações de preservação e conscientização do meio ambiente e sustentabilidade do planeta. Em Aracruz, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), preparou uma maratona de programação, com caminhadas ecológicas, palestra, atividades de educação ambiental e, ainda, dois anúncios importantes para o desenvolvimento ecológico do litoral: a cessão de área pública para a sede do ICMBio e o acordo com a Jurong para construção da sede do Parque Natural Municipal “David Victor Farina”, localizado entre Praia dos Padres e Coqueiral.   

As atividades vão ocorrer de 3 a 30 de junho. As ações serão realizadas no Parque do Aricanga, na Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), no Orfanato Recanto Feliz, no projeto Girassol e em Guaraná. (Veja programação abaixo)

“Reunimos pautas atuais e vamos oferecer ao público debates e reflexões importantes sobre o Meio Ambiente e o futuro da nossa cidade. Aracruz está avançando na gestão de resíduos sólidos, na despoluição das águas e na criação de parques verdes, para se tornar, cada vez mais, uma cidade sustentável. Convidamos a população a participar conosco desta programação e que o mês de junho seja de conscientização sobre o nosso papel na natureza”, afirmou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.

Entre os assuntos que serão abordados estão a história, geografia, cultura, sustentabilidade e potencialidades de Aracruz, e a biodiversidade da Mata Atlântica. A Tenda Ambiental Itinerante de Aracruz (Taia) também marca presença no mês do Meio Ambiente, levando educação ambiental para crianças de projetos sociais.

A Polícia Militar Ambiental do ES, Oriundi, Cineclube Guaiamum, Jurong, ICMBio, Ifes e FAACZ são parceiros das atividades que serão realizadas.

PROGRAMAÇÃO
Mês do Meio Ambiente - Aracruz

3 de junho (sexta-feira)

13h - Início da premiação do Projeto Meio Ambiente, Sua Casa
Local: Secretaria de Meio Ambiente (Semam)


5 de junho (domingo)
7h - Passeio Ecológico: subida no Morro do Aricanga - Realização: Oriundi  


7 de junho (terça-feira)

9h - Assinatura de sanção da Lei de Autorização da cessão de parte da área da Prefeitura de Aracruz (Base Oceanográfica da Ufes - Santa Cruz) para o ICMBio; Assinatura do Termo de Compromisso de compensação Ambiental -TCCA, firmado entre PMA, Iema e Jurong para construção da sede do PNM “David Victor Farina”.

Local: Base Oceanográfica da Ufes, Santa Cruz

 

19h – Palestra “Aracruz e as Multiplicidades de suas Transformações. História, Geografia, Cultura, Sustentabilidade e Potencialidades”, com Fabiano Vieira Dias - Graduado em Arquitetura e Urbanismo (Ufes); Mestre em Arquitetura e Urbanismo da Ufes; MBA em Construção Sustentável pelo IPOG.

Local: Faculdades Integradas de Aracruz- Faacz

 

8 de junho (quarta-feira)

9h – “Uma Só Terra” - Tenda Ambiental Itinerante de Aracruz (Taia) | Oficina de Educação Ambiental

Local: Orfanato Recanto Feliz

9 de junho (quinta-feira)
16h: Reunião do Projeto de Proteção Animal 
Local: Câmara Municipal de Aracruz

11 de junho (sábado)

8h – Trilha ecológica no Parque do Aricanga para adolescentes

Local: Lar São José

15 de junho (quarta-feira)

9h e 13h – “Uma Só Terra” - Tenda Ambiental Itinerante de Aracruz (Taia) | Oficina de Educação Ambiental

Local: Projeto Girassol

 

22 de junho (quarta-feira)

14h30 – Palestra e exposição de animais taxidermizados, com a Polícia Ambiental do ES.

Local: EEEFM “Ermentina Leal”, Vila do Riacho

 

30 de junho (sexta-feira)

10h – Entrega da premiação do projeto Meio Ambiente, Sua Casa e anúncio do mascote do Parque do Aricanga.

Local: Gabinete do prefeito, sede da Prefeitura.

19h – Cineclube Guaiamum com exibição de filmes
Local: quadra da CMEB Mário Leal Silva.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: comunicacao.aracruz.es@gmail.com