Data: sábado, 27 de novembro de 2021
Clima

Barraginhas instaladas em áreas rurais de Aracruz armazenam água de chuva

14/10/2021

Com as chuvas dos últimos dias, já é possível observar as primeiras captações de água pelas barraginhas instaladas nas localidades rurais de Aracruz. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (Saae), teve início em maio deste ano e até o momento, já atendeu cinco áreas localizadas nas comunidades de Santa Maria, Goiabas e Peladinho. 


A tecnologia utilizada para a construção das estruturas foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem o objetivo de captar a água da chuva, promovendo a recuperação das pastagens, das lavouras e do solo com erosão. 


“O projeto Barraginhas é uma tecnologia que contribui com a vida do homem do campo que tem dificuldade no acesso a captação de água, além de aumentar a produtividade e a relação sustentável entre o produtor rural e os recursos hídricos. O projeto é sustentável, barato e eficaz”, destaca o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.


O projeto

O objetivo das Barraginhas é captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica. Dependendo das áreas, as “Barraginhas” podem ser implantadas em formato de bacias ou em curva de nível na forma chamada de cochinhos.


Para quem desejar participar do projeto, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz.

 

 

 

TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br