Data: sábado, 27 de novembro de 2021
Clima

Meio Ambiente vai arborizar ruas do bairro Santa Rita, em Jacupemba

14/10/2021 Foto: Humberto De Marchi/ Secom
Mudas de árvores no Viveiro da Secretaria de Meio Ambiente

Mudas de árvores no Viveiro da Secretaria de Meio Ambiente

Com o objetivo de arborizar as vias públicas, dentro do conceito de cidade sustentável, e respeitando as recomendações técnicas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai realizar neste sábado (16),a partir das 08h30, o plantio de cerca de 60 árvores no bairro Santa Rita, em Jacupemba. 

A arborização de todo o bairro será feita em três etapas. Até dezembro, cerca de 200 árvores de três espécies serão plantadas, na medida em que as obras de melhorias na infraestrutura sejam realizadas. No bairro, a arborização será feita de modo que não haja conflito no futuro, com mínimas chances de que sejam cortadas.

Hoje, a cidade de Aracruz tem a oportunidade de implantar uma arborização seguindo todas as técnicas adequadas e recomendadas para que a infraestrutura urbana, coleta de esgoto, drenagem pluvial e a pavimentação das vias não sejam afetadas. Antigamente, a maioria dos bairros receberam o plantio de forma desordenada, entrando em conflito com calçadas, redes elétricas, rede de esgoto, iluminação pública, entre outros. 

O Lar São José, que recebe crianças no contraturno escolar, irá participar com o plantio simbólico em torno da entidade. Na ocasião também haverá atividades educativas voltadas para a questão ambiental. A comunidade, que já está ciente da ação, também irá participar. 

De acordo com o biólogo da Semam e gerente de Recursos Naturais, Fabrício Rosa, com a arborização implantada de forma adequada, o poder público não precisará intervir. “Até o momento, a secretaria já realizou diversos plantios pelo município. Em Santa Rita serão plantadas três espécies, a felício (samambaia), a escumilha e o fedegoso. A presença de áreas verdes no ambiente urbano é imprescindível para amenizar os problemas ambientais e impedir seus agravamentos. A arborização feita de forma correta e consciente torna a cidade mais bonita e promove uma melhoria significativa na qualidade de vida da população”, disse.

Para o secretário da pasta, Aladim Cerqueira, com uma arborização planejada, as cidades crescem respeitando as áreas verdes, os cursos d’água. “Aracruz foi arborizada predominantemente com a espécie “oitizeiro”, uma árvore de grande porte e que apresenta uma copa densa e raízes agressivas. Devido a esses motivos, necessita de manutenção constante e, em alguns casos, remoção da mesma e substituição por outra espécie adequada. Agora, planejamos toda a arborização para que seja feita de forma sustentável e que as árvores ajudem a atenuar a poluição sonora, poeira, tudo benefício da arborização, criando corredores ecológicos”, disse.


 

TEXTO: Thiago de Barros
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br