Data: sábado, 27 de novembro de 2021
Clima

Controladoria passa a executar auditoria contínua nas contas municipais

14/10/2021 Foto: Divulgação

A Controladoria-Geral do Município (CGM), no seu papel de órgão central de controle interno das Unidades Gestoras Municipais, implanta nova forma de trabalho de avaliação das contas públicas da Prefeitura de Aracruz. A partir de agora, a CGM passa a avaliar os controles e riscos associados à execução da despesa de forma contínua, a partir de informações disponibilizadas automaticamente nas bases de dados municipais.

O objetivo dessa ação é de identificar exceções, anomalias ou desvios, além de tendências e indicadores de riscos, que possam sinalizar eventuais prejuízos ao erário ou interferências no cumprimento da legislação, antes que aconteçam de fato.

Com a nova forma de atuação na análise das contas, a CGM passa a executar rotinas de trabalho que detectem erros potenciais, que inibam comportamentos e eventos inapropriados, que reduzam ou evitem perdas financeiras e que verifiquem a aderência às leis existentes, normas e procedimentos. Isso significa que eventuais falhas ou desvios serão identificados antes que possam trazer prejuízos aos cofres públicos.

“Essa nova forma de trabalho, que estamos implantando, é uma evolução no acompanhamento das contas públicas, que agora é realizado concomitantemente à execução da despesa, o que reduz muito o risco de perdas financeiras e de descumprimento da legislação. Antes, a análise pela CGM era realizada ao final do exercício, o que não permitia corrigir os problemas, mas apenas identificar eventuais prejuízos. Agora não, vamos identificar os riscos antes que os danos aconteçam, o que melhora para a população os resultados na aplicação dos recursos públicos”, disse o controlador-geral, Luís Fernando Mendonça Alves.

As novas rotinas de trabalho da Controladoria estão previstas no Manual de Orientações para Emissão do Relatório de Monitoramento Mensal, que ficará disponível no endereço eletrônico da Prefeitura (www.aracruz.es.gov.br).

A avaliação contínua das contas públicas é uma iniciativa prevista no Programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno da Prefeitura de Aracruz, aprovado pelo prefeito Dr. Coutinho, por meio do Decreto n° 40.472, de 20/09/2021, disponível no Portal da Transparência (http://transparencia.aracruz.es.gov.br/PrestacaoDeContas.aspx?c=3793).



Informações: Controladoria-Geral