Data: sexta, 25 de setembro de 2020
Horário de Brasília: 20:35
Clima

Prefeitura entrega Unidade de Saúde de Guaraná com novos equipamentos e melhor estrutura

30/07/2020 Divulgação/SECOM

Os moradores do distrito de Guaraná receberam mais uma obra da Prefeitura de Aracruz: a ampliação da Unidade de Saúde (UBS). O local ganhou uma nova estrutura física, com novos equipamentos e novas salas, humanizando o atendimento aos usuários e melhorando o espaço de trabalho dos servidores.

A unidade ganhou um novo espaço de 144,1m², totalizando uma área construída final (existente + ampliação) de 474,67 m². O novo espaço foi implantado na frente da edificação já existente, utilizada até então como estacionamento. Com essa obra, a Unidade de Saúde passou a integrar consultórios clínicos, ginecológicos e odontológicos, com sala de vacina, sala de inalação, sala de acolhimento, sala de procedimentos, sala de curativos, sanitários adaptados, farmácia e espaço para gases medicinais, bem como um amplo ambiente de espera.

Segundo o prefeito Jones Cavaglieri, os equipamentos novos foram entregues para dar início ao atendimento. “Inclusive com uma surpresa para a comunidade que foi a aquisição de um respirador, que tem uma importância fundamental em uma unidade de saúde. Com ele é possível estabilizar o paciente, usando o oxigênio e o ar comprimido da rede disponível na sala, aliado ao balão de oxigênio. Então, o paciente vai para a ambulância e recebe o socorro no devido lugar”, explica Cavaglieri.

Este tipo de equipamento público trabalha com a prevenção da saúde. “É a porta de entrada dos pacientes da comunidade. E neste momento de pandemia, é um equipamento que tem todos os procedimentos pra atender a uma urgência e emergência e estabilizar o paciente”, ressalta a secretária de saúde Clenir Avanza.

A nova unidade foi batizada com o nome de “Maria Pessoti da Penha”, em homenagem à moradora da região que teve uma atuação importante nas pastorais sociais em benefício da população mais vulnerável. “Nós estamos recebendo uma sala de respirador para a comunidade, uma nova farmácia toda equipada com remédios para atender a população de Guaraná. É um passo para atender melhor o público, com sala de espera e conforto”, destaca o vereador Ronivaldo Cravo.

O prefeito de Aracruz celebrou as conquistas coletivas em defesa do bem comum. “Para um gestor, o maior prêmio é entregar um equipamento público para a comunidade. Nós temos que ser gratos a todos aqueles que contribuem com o desenvolvimento da nossa sociedade”, completa Jones.

 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br