Data: quarta, 12 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 00:59
Clima

PMA lança segundo tema do projeto 'Semam na sua Casa'

28/07/2020

Dando continuidade ao projeto 'Semam na sua Casa', da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, agora é a vez da criançada, com ajuda dos pais, se divertirem com o tema ‘Reciclagem de Resíduos’, que tem como objetivo estimular os cidadãos a reutilizarem aquilo que seria descartado. Os desafios podem começar a ser enviados a partir desta terça-feira (28/07), com prazo até 5 de agosto.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, diz que a gestão dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios ambientais da nossa cidade, sendo a reciclagem um de seus principais instrumentos. “A inserção desse tema no Projeto ‘Semam na sua Casa’ objetiva sensibilizar e educar nossa comunidade acerca das boas práticas sobre esse assunto”, explica.

Segundo a Gerente de Educação Ambiental Bruna Tose o tema escolhido representa grande importância no campo ambiental, econômico e social. “Quando reciclamos, reduzimos a quantidade de resíduos e estimulamos a reutilização, evitando a produção de novos materiais”.

O projeto começou no mês passado quando a Semam trabalhou com o tema ‘Manguezal’. Além do assunto ‘Reciclagem de Resíduos’, que está sendo lançado hoje, a secretaria também trabalhará o tema ‘A importância da água’, que será liberado no dia 10 de agosto. “Já tínhamos mais dois assuntos prontos para trabalhar, que seriam Fauna e a Flora do Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens e Restinga, porém, em virtude do período de restrição eleitoral, precisaremos adiar", relata Bruna.

Os participantes estão convidados a compartilhar em suas redes sociais as atividades realizadas e marcar o Facebook e/ou Instagram da Prefeitura de Aracruz. Os vinte primeiros prints de qualquer uma das atividades enviadas para a Semam receberão um brinde. O print do compartilhamento deve ser enviado para o e-mail semam.ea@aracruz.es.gov.br. Entre os brindes estão: kit de colorir contendo lápis de cor, canetinha hidrocor e caderno de desenho ou bloco de anotações contendo post-its e caneta.

Para acessar os exercícios propostos para o respectivo tema, CLIQUE AQUI.

 

Mas o que é reciclagem?

De acordo com a cartilha do tema: Reciclagem é o processo de conversão de resíduos em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

 

Você sabia que a Prefeitura de Aracruz tem coleta seletiva?

Com esse serviço os resíduos são separados de acordo com suas características e encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Recicle Aracruz, onde será feito a triagem e, posteriormente, a venda do material para reutilização.

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. “A coleta seletiva é um importante instrumento para diminuir a pressão sobre os recursos naturais, pois somente com a separação dos resíduos sólidos será possível empregar técnicas de reciclagem de maneira economicamente viável, para que seja possível alterar as características de um resíduo que não seria aproveitado, tornando-o matéria-prima ou então um produto”, informa Edgar.

 

Semam na sua Casa

O projeto ‘Semam na Sua Casa’, que faz parte do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, apresenta uma série de atividades online com temática ambiental para que o cidadão possa aprender mais sobre o meio ambiente do município. A iniciativa quer envolver pessoas de todas as idades e que estão em casa durante o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Os temas propostos têm por objetivo promover e valorizar as unidades de conservação do município; os recursos hídricos e a coleta seletiva.

Kit brinde do projeto

TEXTO: Sumaida Zuccolotto
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br