Data: sexta, 25 de setembro de 2020

Prefeito de Aracruz visita obra de saneamento que atenderá a Orla de Aracruz

25/07/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA
Presidente do Conspar Lucia Oliveira, presidente do SAAE Elias Antônio Coelho Marochio, vereador Carlinhos do Josiel, prefeito de Aracruz, presidente da associação dos moradores de Praia Formosa Wagner Alvarenga Barbosa e coordenador do SAAE, Kennedy Ribe

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, conferiu as obras de ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água, na Orla de Aracruz, nesta sexta-feira (24). Os serviços de saneamento foram concedidos à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que se tornou responsável por gerir e distribuir água potável por toda orla de Aracruz.

Em 1848, o município de Aracruz foi emancipado politicamente, com a sede em Santa Cruz, e todo o trabalho destes 172 anos não tinha contemplado a região com água e com esgoto. “Agora nós consolidamos isso. Hoje, além da água, nós teremos esgoto canalizado e tratado num projeto que abrange todo nosso litoral até Vila do Riacho, num valor previsto de R$ 150 milhões”, explica o prefeito.

Para o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Elias Antônio Coelho Marochio, tudo isso é fruto de um planejamento estratégico do governo municipal que estabeleceu a universalização da coleta e o tratamento de esgotamento sanitário em todo o município e ainda a ampliação da oferta de água tratada. “Estes são dois quesitos importantíssimos para a melhoria da saúde pública e também para o desenvolvimento econômico e social de Rio Preto e também de toda a orla do município”, destaca Marochio.

O presidente da Associação dos Moradores de Praia Formosa, Wagner Alvarenga Barbosa, conta que o bairro passou por dificuldades em relação ao abastecimento de água. “Hoje o SAAE nos atende e, com a chegada da Cesan, vai ter rede de esgoto, água tratada e tudo. Vai ser bem melhor para a população”, frisa.

Para o vereador Carlinhos do Josiel, essa obra é fundamental para as comunidades da região. “Era um sonho de todos: começando pelo portal de Santa Cruz, vai atender Rio Preto, Nova Santa Cruz, bairro São Francisco, Itaparica, Santa Cruz e até Vila do Riacho, enfim, toda a Orla”, diz.

A presidente do Conselho Popular de Aracruz (Conspar), Lucia de Oliveira, comemorou a conquista. “Eu espero que as pessoas abracem esse projeto que é de grande importância para todos nós aqui da orla", destaca Lúcia.

O prefeito agradeceu aos parceiros pela conquista. "Quero fazer um agradecimento a toda a equipe do SAAE, a todos os funcionários e a seu diretor que se empenharam para que nós pudéssemos fazer com que esse projeto ficasse pronto e que essa concessão fosse realizada. Quero agradecer o Governo do Estado, através da Cesan, que não mediu esforços para que pudéssemos consolidar essa obra. Agradecer à Câmara Municipal, agradecer aos segmentos organizados da sociedade aracruzense, como a Amear, a CDL, entre outros, na construção deste projeto que, na verdade, ficará na história, e possibilitará a infraestrutura necessária para que nós possamos desenvolver o município pra o futuro”, finaliza o prefeito.

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br