Data: quarta, 12 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 00:49
Clima

Começa amanhã (22) primeiro desafio “Escotismo na Escola” para alunos da Rede Pública Municipal de Educação

21/07/2020 Divulgação
Imagem de vídeo de Sandra Regina Fiorio, da região escoteira do Espirito Santo, orientado sobre as regras do desafio

Imagem de vídeo de Sandra Regina Fiorio, da região escoteira do Espirito Santo, orientado sobre as regras do desafio "Investigação Escoteira".

Os estudantes da Rede Municipal de Educação Aracruz do 1° ao 5° ano estão convocados para uma missão muito divertida. A partir desta quarta-feira (22/07), os alunos poderão participar do “Escotismo na Escola”. O projeto será composto por uma sequência de desafios semanais, no decorrer de cinco semanas, e tem por objetivo despertar a curiosidade e a criatividade e ainda estimular a conscientização ambiental das crianças.

Os participantes deverão enviar os trabalhos via online. O projeto foi idealizado pelo 19° Grupo de Escoteiros Coqueiral, com o apoio do Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação, que conta com a participação da Prefeitura de Aracruz.

Segundo a diretora administrativa do grupo de Escoteiros, Shirlene Maass, toda quarta-feira será disponibilizado um link no site da PMA e no Facebook - Programa Suzano de Educação - Aracruz com o desafio da respectiva semana. “Ao realizar a atividade, o participante deverá preencher um formulário-resposta em que serão solicitados alguns dados como o seu nome, da escola, da turma e o contato dos responsáveis”, explica Shirlene.

Para despertar nos estudantes a criatividade e a curiosidade de uma forma diferenciada, o projeto utiliza como recurso a invenção de um “mundo imaginário”. “As atividades vão levar os estudantes e as famílias numa jornada virtual por locais do município e ajudarão o participante a trabalhar a questão ambiental. Além disso, de forma indireta, o estudante terá a oportunidade de compreender um pouco acerca do trabalho realizado pelo escotismo”, conta.

Os exercícios lúdicos são programados de acordo com a faixa etária. “Para os estudantes do 1° ao 3° ano foi criada uma história através da qual os alunos serão convidados a serem recrutas de uma escola de super-heróis e a missão maior será salvar o coração do Planeta Terra através da conquista dos quatro elementos (terra, ar, água e fogo). Já para os estudantes do 4° e 5° ano a ideia é voltar no tempo e desvendar um furto que ocorreu durante a visita de D. Pedro II no município de Aracruz. Assim, todos os desafios propostos girarão em torno dessas histórias”, relata Shirlene.

Os trabalhos serão sequenciais e liberados semanalmente. Ao concluir cada desafio, o estudante ganhará uma senha para acessar a atividade da semana seguinte. “Todos fecharão o trabalho juntos ao final das cinco semanas, porém, o tempo utilizado para realizar cada exercício influenciará na questão da premiação. Os dois estudantes de cada ano que fizerem todos os exercícios de forma correta e usando menor tempo ganharão o projeto”, relata a diretora.

Em tempos de pandemia, acrescenta a diretora administrativa, a promoção da vivência de atividades deste tipo contribuirá para estimular o envolvimento familiar. “Nós do escotismo acreditamos que, nessas faixas etárias, os exercícios de criação de histórias contribuem para o desenvolvimento da criança e, é claro, são uma forma de desenvolver habilidades pessoais e de conhecer as localidades do município”, conta a diretora. Não precisa ser membro do grupo de Escoteiro para participar das atividades.

 

Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação

O 19º Grupo de Escoteiros de Coqueiral também faz parte do Grupo de Participação Social do Programa Suzano de Educação, que busca envolver a sociedade na causa maior que é a educação, considerada responsabilidade de todos, buscando interagir e integrar as pessoas.

A Secretária Municipal de Educação Interina, Rosa Ghidette, pontua o valor da iniciativa. “O grupo é de suma importância para o município. São voluntários que se engajam em ações e projetos que visam a melhoria da qualidade da educação, mobilizando escolas, empresas e instituições em prol dos nossos estudantes.”, destaca Rosa.

 

Serviço

Seguem abaixo os links do desafio da 1° semana. Os demais serão postados também como notícias toda semana. Fique atento ao nosso site.

1º, 2º e 3º anos: https://youtu.be/NV-6pKLpWnQ

4º e 5º anos: https://youtu.be/eFaFZYpoqcQ

TEXTO: Sumaida Zuccolotto
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br