Data: quarta, 12 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 00:46
Clima

Segunda reunião Interinstitucional reforça a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus

08/07/2020 Raquel de Pinho/SECOM
A parceria entre Prefeitura de Aracruz e Portocel permitiu a distribuição de 20 termômetros digitais infravermelhos às comunidades

A parceria entre Prefeitura de Aracruz e Portocel permitiu a distribuição de 20 termômetros digitais infravermelhos às comunidades

Dando prosseguimento às ações que visam fortalecer o combate à pandemia da Covid-19 no município, aconteceu na tarde desta terça-feira (07/07), a segunda reunião Interinstitucional, via videoconferência, entre Prefeitura de Aracruz, Portocel, Ministério Público (ES) e Poder Judiciário. Assim como na primeira videoconferência, realizada no dia 26 de maio, participaram o prefeito Jones Cavaglieri, a secretária de saúde Clenir Avanza, o gerente-geral Alexandre Billot Mori e o consultor jurídico Anselmo Farias de Oliveira da Portocel, além da promotora de Justiça Mariana Peisino do Amaral e o juiz de Direito, Dr. Grécio Nogueira Grégio.

Entre as várias ações de combate à pandemia da Covid-19 no município que já foram traçadas e discutidas, essa segunda fase da campanha reforçou a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus. A secretária de Saúde Clenir Avanza disse que se reuniu com os comerciantes que estavam reivindicando uma flexibilização para o funcionamento de seus estabelecimentos. “Os comerciantes fizeram um protesto alegando que não estavam podendo trabalhar. Falei da importância da vida deles e das cautelas sanitárias que o comércio deve adotar, para permitir que o comércio funcione. Não podemos radicalizar e fazer com que eles trabalhem com a porta fechada”, disse.

Ainda de acordo com Clenir, o município passa por um momento muito perigoso, e que diante disso, os comerciantes devem passar por um treinamento. “Precisamos de uma campanha de conscientização. Nossa conversa foi muito boa, evoluiu. Eles nos pediram que déssemos um treinamento a eles para o correto funcionamento do comércio, e vamos fazer isso”, afirmou.

Um outro ponto lembrado nesta reunião foi a importância da comunicação frente às comunidades para que elas se conscientizem e contribuam nessas ações, mantendo o distanciamento social e o uso das máscaras e do álcool em gel, com mensagens via rádios, mídias externas como os outdoors, carros de som, além da internet e redes sociais. “A comunicação é fundamental para que isso aconteça. Precisamos passar uma comunicação clara e séria. Precisamos abrir mão das festas do lazer, por isso, essa comunicação deve ensinar as pessoas as cautelas sanitárias”, finalizou Clenir.

O gerente-geral da Portocel Alexandre Billot Mori lembrou das dificuldades encontradas e que se sensibiliza para fazer diferente durante a pandemia. “Não tem sido fácil. Temos que nos reinventar como negócio para manter nossas atividades. Estar de pé e ver o sofrimento das pessoas que estão no nosso entorno não é ser Portocel. Por isso, na medida do possível, temos que nos sensibilizar para fazer diferente. Queremos sim atuar nesse projeto pois é muito importante levar conhecimento para as pessoas”, afirmou.

O juiz de direito Dr. Grécio Nogueira Grégio reconheceu os esforços que têm sido feitos junto à municipalidade. “No nosso primeiro contato tivemos uma preocupação com os respiradores, que com o passar do tempo foi equacionada com as outras peças que vieram, além do desenvolvimento do protocolo de medicamentos que fez com que as coisas fossem mais controladas”, concluiu.

Desde o início dessas ações de combate ao coronavírus, a parceria entre Prefeitura de Aracruz e Portocel conseguiu distribuir às comunidades aracruzenses 20 termômetros digitais infravermelho, que medem a temperatura corporal sem contato direto com a pele, além de 21,2 toneladas de alimentos, 4 mil máscaras e álcool em gel .

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br