Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 08:49
Clima

Prefeitura de Aracruz recebe doação de máscaras de proteção facial do IFES

30/06/2020 Divulgação SECOM/PMA
Os protetores são fruto de um trabalho voluntário dos funcionários e dos alunos do Instituto com o objetivo de colaborar com o público no combate à Covid-19

Os protetores são fruto de um trabalho voluntário dos funcionários e dos alunos do Instituto com o objetivo de colaborar com o público no combate à Covid-19

A Prefeitura de Aracruz recebeu a doação de 430 máscaras de proteção facial do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para serem utilizadas pelos servidores durante o expediente de trabalho. Os protetores faciais estão sendo distribuídos pelos profissionais de Segurança do Trabalho à Secretaria de Saúde (Semsa) e às demais secretarias que solicitaram esse equipamento de proteção individual (EPI) para servidores com contato direto com o público.

Desses 430 protetores faciais, os primeiros 145 foram doados à Secretaria de Saúde (Semsa), 15 para os coveiros da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), 172 para Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), 38 para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e 60 para Casa do Cidadão.

Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Luciano Forrechi, essa doação é muito valiosa nesse momento de maior crescimento dos casos confirmados no município. “Esses protetores contribuirão para minimizar a proliferação do coronavírus durante o trabalho, principalmente, protegendo quem tem contato direto com a população. Mas é importante destacar que, mesmo usando o protetor facial, o servidor deve usar também a máscara”, destaca o secretário.

O diretor-geral do IFES Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, explicou que os protetores são fruto de um trabalho voluntário dos funcionários e dos alunos do Instituto com o objetivo de colaborar com prefeituras, hospitais, policiais, colaboradores que trabalham diretamente com o público no combate à Covid-19. “Nossa doação foi realizada em Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. Para aumentar a produção e atender a um maior número de servidores contamos com a parceria da Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) e da Gráfica Real. Para primeira produção contamos com os recursos dos próprios funcionários e utilizamos as impressoras 3D do Instituto.” O diretor ressalta ainda que, além da doação dos protetores, foram distribuídos 1.800 litros de álcool para esses municípios.

Forrechi agradece a doação e pontua a importância do engajamento de toda sociedade civil e dos órgãos públicos no combate a pandemia. “Essa ação do IFES de colaborar nesse momento de enfrentamento ao coronavírus vai nos ajudar muito. Em meio a essa situação que todo mundo tem passado, o objetivo é comum: salvar vidas. A contribuição do Instituto é essencial para que essa mobilização se torne mais ampla e eficaz”, destaca o secretário.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br