Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 07:47
Clima

Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes da CDL para discutir ações de combate ao coronavírus

26/06/2020 Divulgação Secom/PMA

Na manhã desta sexta-feira (26/06) o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri se reuniu com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir medidas de enfrentamento a Covid-19 no município. O objetivo do encontro foi ampliar as ações de combate a circulação do coronavírus na cidade. Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo (Segov), Edmilson Schwenck, de Administração e Recursos Humanos (Semad), Luciano Forrechi, de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), João Paulo Calixto, Comunicação (Secom), Alcione Pinheiro e o Procurador-Geral, Dolivar Gonçalves Júnior.

Diante dos membros da CDL, o prefeito Jones reiterou que o principal foco, no momento, é reduzir o contágio pelo novo coronavírus e o número de óbitos. Cavaglieri destacou a importância de se reunir com os segmentos para que todos juntos possam contribuir com as ações de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. “Nós precisamos batalhar, todos os dias, para conscientizar as pessoas sobre esse risco de contaminação e para buscar uma forma de reverter esse quadro e voltar para o risco moderado no Mapa de Risco do Estado”, alerta o prefeito.

Jones Cavaglieri falou sobre a atuação da prefeitura desde o início da pandemia e os esforços feitos na saúde do município para amenizar o problema. “Desde o início estamos trabalhando arduamente para tentar conter o avanço da Covid-19 em Aracruz. Nossas unidades de saúde e Upas foram reestruturadas para atender os pacientes. Para pessoas que apresentam sintomas do coronavírus está sendo disponibilizado, com o consentimento do paciente e depois da avaliação e da prescrição médica, o uso da hidroxicloroquina. Além disso, nossas fiscalizações de Transportes e Postura estão atuando diariamente para evitar aglomerações e fortalecer o cumprimento dos decretos”, destaca Jones Cavaglieri.

Um dos coordenadores do Sistema de Comando de Operações (SCO) Covid-19, Luciano Forrechi, explicou que muitas ações estão sendo realizadas pela administração municipal. “Fizemos distribuição de mais de 40 mil máscaras na Sede, Orla e Interior de Aracruz com a finalidade principal de conscientizar a população sobre permanecer em casa e sair só em caso de necessidade. Os prédios públicos, o Mercado Municipal, a UPA Vila Rica, Posto de Saúde Guaxindiba, Rodoviária, Centro de Comércio Informal, avenida Venâncio Flores, pontos de ônibus e praças e locais com grande circulação de pessoas estão sendo higienizados e desinfectados semanalmente”, relata Luciano.

De acordo com o presidente da CDL, Aderjânio Pedroni, a CDL está apoiando e orientando todas as ações desenvolvidas pelos comerciantes locais com foco em informações aos colaboradores sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Vamos continuar reforçando a conscientização e a importância do distanciamento social com nossos colaboradores. Entendemos que nesse momento a informação é de suma importância para diminuir a contaminação”, enfatiza o empresário.

O membro do Conselho Fiscal da CDL, Hilario Santório, sugeriu que as escolas da rede municipal trabalhem com os alunos essas orientações e informações sobre o coronavírus porque eles são multiplicadores de informação, principalmente nas famílias.
O prefeito falou ainda sobre os projetos que estão sendo elaborados mediante o mapeamento da cidade com quantidade de casos confirmados por regiões. “Com esse mapeamento vamos pedir reforços das polícias e do Ministério Público para atuarmos com mais rigor nesses locais”.

Na reunião, prefeitura e CDL decidiram se organizar e buscar junto à Federação do Comércio do ES e ao Governo do Estado uma forma de trabalhar a situação econômica dos municípios levando em consideração sua população e suas peculiaridades.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br