Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 09:57
Clima

Prefeito de Aracruz assina ordem de serviço para construção do Centro de Triagem de produtos da agricultura familiar

06/06/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA

Os agricultores familiares celebraram mais uma conquista. O prefeito Jones Cavaglieri assinou na última sexta-feira (05/06) a ordem de serviço para execução da obra da construção do galpão que será utilizado para triagem dos produtos da agricultura familiar do município. A solenidade aconteceu na Secretaria de Agricultura (Semag), no Parque de Exposições de Aracruz.

Jones Cavaglieri ressaltou a importância de auxiliar os pequenos agricultores. “Essa obra é um marco na nova fase da Cooperativa de Agricultores Familiares de Aracruz (CAF Aracruz)", destaca.

Segundo o prefeito, todas as etapas do processo de separação, distribuição e venda se concentrarão no mesmo local, que contará com espaço adequado para armazenamento dos alimentos, entre outras comodidades. “Nosso interesse é que continuemos avançando para que nós tenhamos de fato uma produção de alimentos com qualidade e que a compra desses alimentos faça circular a receita, gerando emprego”, completa o prefeito.

De acordo com o secretário de agricultura Hilário Antônio Loureiro, a secretaria já possui diversos equipamentos para compor o Centro de Triagem. “Já temos a câmara fria, embalador à vácuo, computador, impressora, caminhão baú frigorífico, furgão, balança, entre outros. Só falta a estrutura física para concluirmos esse espaço", explica Loureiro.

O secretário de agricultura agradeceu a presença de todos e o empenho na construção do empreendimento. “Nós vamos conseguir realizar o sonho de muitas pessoas. O produtor quer ver esse espaço funcionando a todo vapor e nós vamos dar essa condição o mais breve possível”, garante.

Segundo Saulo Deambrozi, representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Aracruz, a Semob participa inteiramente desse processo de construção. “Vamos acompanhar, fiscalizar,  primar pela qualidade da obra e priorizar o cronograma de entrega previsto para três meses”, informa.

O Centro de Triagem vai atender o programa da agricultura familiar, que fornece produtos para merenda escolar, dentre outras atividades. “Com essa obra pronta, contaremos com um espaço específico para o armazenamento dos alimentos de todos os produtores e também para fazer a divisão dos produtos e a separação para distribuição para os locais de destino”, explica Deambrozi.

A presidente da CAF Aracruz, Taciana Sperandio Barone, ressaltou que, com o Centro de Triagem, a agricultura familiar de Aracruz terá uma nova história em que todos serão beneficiados. “Os agricultores terão seu espaço próprio para fazer a triagem, suas vendas e suas entregas e o município terá o desenvolvimento do comercio local, além da geração de empregos”, comemora Taciana.

Participaram da solenidade o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri; o novo secretário de agricultura, Hilário Antônio Loureiro; o ex-secretário de agricultura de Aracruz, Renato Sobrinho; a presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Aracruz (CAF Aracruz), Taciana Sperandio Barone; o representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Aracruz, Saulo Deambrozi; o secretário de governo, Edmilson Martins Schwenck; o representante do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), Gerson Peixoto; o secretário interino de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ivan Vicente Pestana; o representante da empresa JDJ, ganhadora da licitação para execução da obra, Regis S. Silva e o vereador do distrito de Santa Cruz Carlos de Souza (Carlinhos Josiel).

 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br